MADEIRA Meteorologia

Chefe de divisão de investigação criminal morto a tiro no Irão

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Abril 2023
12:49

O chefe de um departamento local de investigação criminal foi hoje morto por um grupo de homens armados no sudeste do Irão, segundo a agência de notícias iraniana Mehr.

O major Ali Reza Shahraki dirigia-se de carro com a sua família para o município de Saravan, na província iraniana Sistão-Baluchistão, quando foi atacado por um grupo de indivíduos não identificados que abriram fogo contra o seu veículo.

De acordo com a Mehr, a mulher de Ali Reza Shahraki está hospitalizada em estado crítico.

Nos últimos dias tem ocorrido uma série de ataques a funcionários iranianos, tanto civis como religiosos, adianta a Europa Press, recordando que, no sábado, dois estudantes religiosos ficaram feridos num atentado com um automóvel na cidade iraniana de Qom.

Também foi assassinado a tiro o ‘ayatollah’ Abbas Ali Soleimani, de 75 anos, um dos 88 membros da Assembleia de Peritos, responsável pela nomeação do líder supremo - a autoridade máxima no Irão -, na cidade de Babolsar, no norte do Irão, num ataque realizado por um homem que posteriormente foi detido pelas autoridades.

Tudo isto acontece no meio de protestos que eclodiram no outono passado, agora mais moderados, na sequência da morte sob custódia policial da curda-iraniana Mahsa Amini, detida por não respeitar o código de vestuário imposto às mulheres no país.

Estes protestos foram particularmente intensos no Sistão-Baluchistão, província povoada pela minoria étnica ‘baloch’, onde as organizações não-governamentais denunciaram que cerca de 80 pessoas morreram durante as primeiras semanas de marchas contra a morte de Amini, inflamadas por um incidente anterior: a violação de uma rapariga ‘baloch’ por um agente da polícia, escreve a Europa Press.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas