MADEIRA Meteorologia

Afeganistão: Talibãs anunciam novo Governo nos próximos dias

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Setembro 2021
18:45

Os talibãs indicaram hoje que já estão quase concluídas as rondas de consultas para a formação do novo Governo, pelo que esperam poder anunciar nos próximos dias quem serão os dirigentes que tomarão o comando do Afeganistão.

"Completaram-se as conversações, trocas de opiniões e consultas do Emirado Islâmico (como os talibãs designam o país) sobre a formação de um novo Governo", disse o porta-voz do movimento islamista radical, Bilal Karimi, citado pela agência Efe.

"Está preparado o terreno para a formação do novo Governo, que será anunciado muito em breve, em alguns dias", acrescentou.

O porta-voz adiantou que, por enquanto, a informação sobre as nomeações, em particular sobre a lista de ministros que vão fazer parte do novo executivo afegão, não está completa.

"Temos de esperar pelo anúncio", insistiu, observando que ainda não é claro quem será o líder desde novo Governo.

Existem rumores de que o ‘mullah’ Abdul Ghani Baradar, cofundador dos talibãs e chefe do seu gabinete político no Qatar, poderá ser o próximo Presidente do Afeganistão e de que o atual líder dos talibãs, o ‘mullah’ Hibatullah Akhundzada, estará acima dessa figura, como uma espécie de líder espiritual supremo do país.

"O ‘mullah’ Hibatullah Akhundzada é atualmente o líder do Emirado Islâmico, mas será prematuro dizer quem dirigirá o novo Governo", disse o porta-voz, embora tenha querido deixar claro que o novo executivo será liderado pelos talibãs.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas