Jornadas Madeira 2021: Iniciativa liberal questiona trâmites da venda de terreno em Machico

António Nóbrega, candidato da Iniciativa Liberal, confrontou o presidente da Câmara de Machico, Ricardo Franco, com a venda “ao desbarato, sem hasta pública” de um terreno da Banda de Além, junto à praia de areia.

Num concelho com população envelhecida que assiste “ao êxodo de Jovens casais porque não têm condições de comprar casa”, António Nóbrega quis saber como é que a população mais jovem pode aceder também a estas benesses e que políticas têm a Câmara para combater estes problemas.

Ricardo Franco lembrou, em resposta, que a autarquia está a fazer um levantamento para preparar medidas que permitam aos jovens aceder à habitação a preços mais acessíveis.

Quanto ao terreno, o autarca referiu que o espaço está excluído da zona “apetecível” para a construção porque não está apto a suportar o peso de grandes infraestruturas, referindo que a avaliação foi feita por um perito oficial, uma entidade externa à Câmara. O negócio aprovado por unanimidade só beneficiou, segundo Ricardo Franco, a população.