O último painel da conferência ‘Tecnologia: a próxima geração’ vai mostrar a aplicabilidade da Inteligência Artificial, do ‘Big Data’, do 5G, e do ‘Machine Learning’, em áreas tão sensíveis como a da Saúde. O tema é lançado por Maria de Belém Roseira, antiga ministra da Saúde, antes do quarto e último painel de debate, que inclui dois médicos, um investigador e um alto quadro da Altice Labs.
A ex-ministra da Saúde, no primeiro Governo de António Guterres, começou por introduzir o tema das novas estratégias para o setor, e lembrou que "a pandemia mostrou que as despesas com a saúde são um investimento". "Esta nova visão é uma grande mudança de paradigma", vincou, acrescentando que "os economistas passaram a interessar-se pela Saúde".
Falando sobre a aplicabilidade das tecnologias digitais, da Inteligência Artificial, ou do 5G, Maria de Belém referiu o "modelo de One Health, com tudo ligado". "Para isso, precisamos de inserir os meios digitais, para podermos trabalhar em articulação", reforçou.
A intervenção de Maria de Belém Roseira incidiu também sobre os benefícios da inovação digital e das tecnologias digitais, que "não transformam a Saúde, mas são a ferramenta que ajuda a transformar".
Marco Milho