A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, em colaboração com o Comité Paralímpico de Portugal, está a promover esta quarta-feira o seminário 'I'mPOSSIBLE, Do Impossível ao Possível: Testemunhos, Desafios e Perspetivas'.
O I'mPossible é um programa educacional que pretende divulgar os valores paralímpicos e a visão do movimento paralímpico, tendo como objetivo último contribuir para a criação de uma sociedade mais inclusiva. Destina-se a professores de todos os níveis de ensino e das várias áreas disciplinares.
No auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, no Funchal, o secretário regional de Educação agradeceu a José Manuel Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, pelo facto deste seminário ter decorrido na Madeira. "Nem sempre há uma visão insular do país", notou Jorge Carvalho na cerimónia de abertura.
"A escola só é inclusiva quando integramos todos e damos uma resposta diferenciadora a cada um dos alunos. É numa escola que responde a todas as dimensões que todos nós acreditamos e este encontro de hoje vem capacitar os nossos professores, através de testemunhos.. Este é mais um momento de capacitação para a nossa intervenção na comunidade escolar mas também é toda a dimensão social", afirmou o tutelar da pasta da educação.
"Se é verdade que nós temos essa dimensão escolar - que é expressa através do desporto escolar -, no desporto federado também há essa preocupação e atenção para que a Região crie as condições para os nossos para-atletas possam também ter o seu espaço de participação nas diferentes modalidades desportivas. É com regozijo que recebemos o Comité Paralímpico", disse ainda o governante
O programa decorre numa mesa redonda e tem como intervenientes Horácio Bento Gouveia, presidente da Federação Portuguesa de Badminton, Emanuel Gonçalves, ex-atleta internacional da dimensão paralímpica, e Jorge Silva, professor da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo, com a moderação de Diogo Taborda. O programa do seminário contempla ainda a apresentação e discussão do projeto I'mPOssible por Eulália Alexandre, subdiretora da Direção-Geral da Educação, e Inês Viegas, técnica superior de desporto do Comité Paralímpico de Portugal.