MADEIRA Meteorologia

Natal na Casa da Calçada para ver até dia 18 de janeiro

Data de publicação
18 Dezembro 2024
10:37

A Casa-Museu Frederico de Freitas, espaço tutelado pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura, volta a apresentar, nesta época de ‘Festa’ e até ao próximo dia 18 de janeiro, um dos mais emblemáticos projetos expositivos daquele espaço museológico: o Natal na Casa da Calçada.

A quadra natalícia sempre foi vivida de um modo especial na Madeira e na Casa da Calçada, afamada por tão bem receber, os festejos iniciavam-se a 15 de dezembro, data do aniversário do Dr. Frederico de Freitas. Tal como na maioria das casas madeirenses, a azáfama envolvia múltiplas limpezas, o enceramento dos soalhos, o polir dos metais e estendia-se ao enfeitar das salas e à montagem dos presépios, culminando na confeção de inúmeras e diversificadas iguarias tradicionais. É esse o espírito que se pretende manter hoje na Casa-Museu Frederico de Freitas, proporcionando aos nossos visitantes um percurso especialmente concebido e montado para valorizar o acervo ligado ao Natal.

O objetivo da Casa-Museu é ser ponto de passagem ou, melhor, de encontro daqueles que apreciam antigas tradições e procuram relembrar Natais passados. Queremos motivar o público a nos visitar para, tal como outrora outros fizeram, contribuirmos para enriquecer o itinerário das lapinhas expostas em diversos pontos do Funchal, para usufruto e deleite da população.

Todos os anos, a Casa-Museu procura oferecer novos motivos de atração e este ano a novidade é o presépio de caixa do Recolhimento do Bom Jesus, empréstimo pelo qual este espaço museológico está extremamente grato, já que permite proporcionar a oportunidade de dar a conhecer de perto este encantador presépio madeirense, datado de cerca de 1780-1830. Dentro da pequena caixa de madeira dourada abrigam-se o Nascimento, outros episódios religiosos, para além de pequeninas figuras regionais nas suas lides quotidianas. Especialmente cedido para esta exposição, esta peça vem complementar e valorizar o núcleo de presépios de caixa, dos séculos XVIII e XIX, da coleção do museu.

São ainda de destacar as diversas imagens do Menino Jesus entronizado em escadinhas e, sobretudo, o grande presépio de rochinha montado no Jardim de Inverno. Apresenta a gruta, poios, ribeiras e vegetação abundante, enquadrando a Sagrada Família, variadas cenas que narram episódios do Nascimento e naturalmente outros figurantes, os “pastores”, que retratam antigos usos e costumes regionais.

Nas Salas de Jantar e do Chá belos serviços de faiança inglesa, as pratas e os cristais, saem dos armários e exibem-se sobre as mesas e bandejas, montadas a preceito, tudo está a postos para usufruir e celebrar a Festa.

A visita aos presépios na Casa-Museu Frederico de Freitas é gratuita, até 18 de janeiro, de terça a sábado, entre as 10h00 e as 17h30.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas