MADEIRA Meteorologia

Ministro da Cultura visitou exposição com obras de Teresa Gonçalves Lobo no Porto

Data de publicação
23 Fevereiro 2024
18:17

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visitou hoje o Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, onde apreciou a recém-inaugurada exposição temporária ‘Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo’. A visita contou com as presenças do curador da exposição, Bernardo Pinto de Almeida, assim como da artista madeirense Teresa Gonçalves Lobo, que vê aqui as suas obras em diálogo com o trabalho de Domingos Sequeira.

Acompanhado por Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, EPE, o ministro da Cultura foi recebido por Paula Oliveira, em representação do Museu Nacional Soares dos Reis.

Na ocasião, Pedro Adão e Silva salientou que a visita foi motivada pelo seu “interesse e curiosidade em ver esta exposição em particular [Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo], porque se trata de uma mostra que corresponde àquilo que deve ser a afirmação de um museu como o Museu Nacional Soares dos Reis”. “Ou seja, a possibilidade de abertura e de cruzamento entre as coleções que pertencem ao museu e o diálogo com aquilo que se faz atualmente a nível artístico”, acrescentou o ministro.

Considerou também que os museus não devem ser encarados como uma espécie de ‘arquivo morto’, onde são depositadas várias peças de interesse histórico, salientando, neste sentido, a necessidade de “estimular a capacidade de abertura e de diálogo [dos acervos dos museus] com a contemporaneidade, neste caso particular, das artes visuais”.

“Esse diálogo e esse cruzamento são fundamentais para que os museus se abram à sociedade”, conquistando assim novos públicos, referiu, citado numa publicação no sítio oficial daquele espaço cultural.

A exposição temporária ‘Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo’ está patente ao público, no Museu Nacional Soares dos Reis, até 28 abril.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas