MADEIRA Meteorologia

Ministro da Cultura visitou exposição com obras de Teresa Gonçalves Lobo no Porto

Data de publicação
23 Fevereiro 2024
18:17

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visitou hoje o Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, onde apreciou a recém-inaugurada exposição temporária ‘Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo’. A visita contou com as presenças do curador da exposição, Bernardo Pinto de Almeida, assim como da artista madeirense Teresa Gonçalves Lobo, que vê aqui as suas obras em diálogo com o trabalho de Domingos Sequeira.

Acompanhado por Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, EPE, o ministro da Cultura foi recebido por Paula Oliveira, em representação do Museu Nacional Soares dos Reis.

Na ocasião, Pedro Adão e Silva salientou que a visita foi motivada pelo seu “interesse e curiosidade em ver esta exposição em particular [Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo], porque se trata de uma mostra que corresponde àquilo que deve ser a afirmação de um museu como o Museu Nacional Soares dos Reis”. “Ou seja, a possibilidade de abertura e de cruzamento entre as coleções que pertencem ao museu e o diálogo com aquilo que se faz atualmente a nível artístico”, acrescentou o ministro.

Considerou também que os museus não devem ser encarados como uma espécie de ‘arquivo morto’, onde são depositadas várias peças de interesse histórico, salientando, neste sentido, a necessidade de “estimular a capacidade de abertura e de diálogo [dos acervos dos museus] com a contemporaneidade, neste caso particular, das artes visuais”.

“Esse diálogo e esse cruzamento são fundamentais para que os museus se abram à sociedade”, conquistando assim novos públicos, referiu, citado numa publicação no sítio oficial daquele espaço cultural.

A exposição temporária ‘Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo’ está patente ao público, no Museu Nacional Soares dos Reis, até 28 abril.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas