MADEIRA Meteorologia

Conservatório promove recitais de cordofones tradicionais em Machico, Santana e Camacha

Data de publicação
11 Junho 2024
15:52

Entre os dias 11 e 19 de junho, o Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, promove recitais de cordofones em três municípios da região: Santa Cruz, Machico e Santana.

Estes momentos, que contam com direção artística do professor Roberto Moniz, “pretendem ser uma apresentação descentralizada do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, com alunos que praticam estes instrumentos”.

Todos os eventos têm entrada livre, limitada à lotação das respetivas salas.

O primeiro recital decorre hoje, pelas 18h00, na Casa do Povo da Camacha. Segue-se, no dia 13 de junho, pelas 18h00, o espectáculo no Solar do Ribeirinho, em Machico e, depois, no dia 19 de junho, pelas 15h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santana.

Estes eventos serão protagonizados por alunos da Sede e do Polo de Machico do Conservatório, do Ensino Artístico Especializado e do Ensino Profissional, individualmente, enquanto solistas, e em grupo, enquanto Ensemble de Cordofones Madeirenses.

  • Conservatório promove recitais de cordofones tradicionais em Machico, Santana e Camacha

“De forma a cumprir com os objetivos do projeto educativo estabelecido para a lecionação dos instrumentos tradicionais madeirenses, a intenção destes recitais é levar a música e a cultura para fora dos grandes centros urbanos e criar oportunidade de testemunhar, in loco, a relação entre as populações locais e os jovens artistas do Conservatório. Os instrumentos ditos da tradição são explorados com novas linguagens, contribuindo para um reforço da identidade do Conservatório enquanto instituição aberta à pluralidade e interação de linguagens artísticas da atualidade, acabando com a delimitação do conceito tradicional encontrando várias formas de estreitar as fronteiras entre o passado e o presente e originar mudanças metodológicas mais modernistas”, escreve o Conservatório em nota de imprensa.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas