MADEIRA Meteorologia

Três obras da Lei de Meios por concluir na Ribeira Brava

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Julho 2021
19:20

O presidente do Governo Regional visitou esta tarde o reservatório da Ameixieira, na Serra de Água, que foi alvo de uma profunda recuperação, ao abrigo da Lei de Meios. Miguel Albuquerque adiantou que ficam assim por concluir três obras integradas neste programa que visa fazer face aos prejuízos do temporal de 20 de fevereiro de 2010.

"Falta a segunda fase da Ribeira da Tabua, que já lançámos, e temos uma boa notícia: é que foi aberto o concurso para a segunda fase do emissário [de ligação à ETAR], também na Tabua", disse o chefe do Executivo madeirense, no final da visita, acrescentando ainda a intervenção na foz da Ribeira Brava, que já está em execução.
O governante ressalvou, todavia, que haverá outras obras a fazer, "independentemente da Lei de Meios".

A recuperação do reservatório da Ameixieira, que levou cerca de um ano, significou um investimento total de 1,56 milhões de euros e vem beneficiar cerca de 500 habitantes da freguesia da Serra de Água.

O presidente do Governo Regional explicou que se tratou de uma obra em dois tanques de abastecimento que existiam na zona, destinados ao abastecimento de água potável e de rega, "que foram completamente arrasados aquando do 20 de fevereiro de 2010".
Miguel Albuquerque sublinhou que a intervenção teve "algumas particularidades", como a necessidade de "manter a estrutura de abastecimento da água a funcionar no decurso da obra", além da fixação dos dois tanques a uma profundidade de 25 metros.
"Foi uma obra morosa e obrigou à fixação destes dois tanques, estacados a 25 metros de profundidade, devido à dinâmica de solos aqui, e fizemos também a renovação da rede toda, cinco quilómetros de rede, portanto, a freguesia da Serra de Água tem agora um abastecimento de água fiável e consistente, de grande qualidade", salientou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas