MADEIRA Meteorologia

Subsídio de risco e ‘vistos gold’ à espera de Cabrita

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Julho 2021
8:03

Ministro da Administração Interna visita hoje a Madeira. Sindicatos da PSP e da GNR querem desbloquear o suplemento e ACIF estuda um regime de vistos mais adaptado à Região. Mas não há reuniões agendadas.

Eduardo Cabrita estará hoje na Madeira, a propósito de participar nas comemorações do 12.º aniversário do Comando Territorial da Madeira da GNR. Na agenda estão ainda previstos encontros com o Representante da República, com o Governo Regional, e com o Comando Regional da PSP, e há assuntos que deixam expectativas e olhos postos sobre o ministro mais pressionado do Governo de António Costa.

O ministro da Administração Interna tem em mãos várias pastas que merecem atenções na Região, como sejam o subsídio de risco para as forças de segurança ou os ‘vistos gold’, embora não estejam previstas reuniões com estes temas na agenda. Para já, os documentos aguardam.

Subsídio de risco para PSP e GNR

Um dos dossiês em cima da mesa de Eduardo Cabrita diz respeito ao subsídio de risco para PSP e GNR. O MAI tem nova reunião com os sindicatos das duas forças policiais na próxima quarta-feira, e ao JM, o coordenador regional da ASPP/PSP refere que não está prevista qualquer outra ação ou reunião antes disso.

“A ASPP/PSP e a APG-GNR apresentaram uma contraproposta conjunta que prevê um aumento progressivo até aos 400 euros”, explicou Adelino Camacho. “Estamos a aguardar que, no dia 28, o Governo esteja em condições de reagir à nossa contraproposta.”

O dirigente sindical lembrou que esta é já uma reivindicação antiga, “já com 30 anos”. “Já estamos até cansados de reivindicar este assunto”, frisou. Todavia, mostra-se confiante num final que satisfaça os agentes.

“Estou convicto de que a negociação chegará a bom porto”, disse, sublinhando que o suplemento “não deve ser visto como despesa, mas como investimento público”. E acrescentou que, “se avançar a atribuição deste subsídio por um valor digno”, será notória “uma grande diferença no número de candidatos aos concursos públicos” das forças de segurança.

‘Vistos Gold’ na Região

Outro tema é o dos ‘vistos gold’, que já motivou uma reunião, no mês passado, entre representantes da ACIF e o tenente-general Botelho Miguel, diretor do SEF. Na ocasião, disse o presidente da ACIF, foi transmitido que os processos e candidaturas que dissessem respeito à Madeira passariam a ser tratados pelos serviços regionais do SEF. Contactado pelo JM, Jorge Veiga França disse ter sido informado que “já tinham sido dadas instruções” para tal, e que o processo “está a andar bem”.

Reconheceu, por outro lado, que a ACIF gostaria de ver “um programa ‘Golden Visa’ que se identificasse mais com a tipologia da Madeira”, e com o investimento estrangeiro que a Região procura atrair. O dirigente adiantou que o assunto já foi abordado há duas semanas, numa reunião do Conselho Consultivo de Economia, e que deverá ser abordado mais a fundo na próxima semana. Para já, todavia, não está prevista nenhuma reunião com o ministro durante esta visita à Madeira.

FOTO JOANA SOUSA/ARQUIVO

Agenda preenchida

O ministro da Administração Interna será recebido, às 09h30, pelo Representante da República, no Palácio de São Lourenço. Segue-se pelas 10h30, a inauguração da sala de situação do SIVICC (Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo) no Comando Territorial da GNR. Após a cerimónia, o ministro preside ao batismo da nova lancha, ‘Mar Jónico’, e à entrega de uma nova viatura à GNR. Eduardo Cabrita vai ainda visitar o Posto de Observação Fixo do Pico da Cruz. Para a tarde, está previsto um almoço com o Executivo madeirense e uma reunião com o Comando Regional da PSP.

Por Marco Milho

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas