MADEIRA Meteorologia

Ribeira Brava tem 18 animais errantes à espera de adoção na SPAD

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Julho 2021
14:31

A Ribeira Brava tem 18 animais na Sociedade Protetora dos Animais Domésticos (SPAD) à espera de adoção. São 13 cães e 5 gatos que foram abandonados no concelho e aguardam por uma família. Alguns vivem nestas jaulas há demasiado tempo, desde 2016.

Em comunicado enviado pela autarquia, o vereador Paulo Andrade diz que gostaria de ver todos estes animais integrados numa família que os acolha e proteja.

Recorda que a legislação em vigor atribui à Câmara a responsabilidade pelos animais errantes e sem chip, e a solução passa por encaminhá-los para a SPAD, onde ficam a aguardar numa jaula por uma família.

"Adote e dê um lar a estes animais", apela o vereador, recordando que as jaulas acabam por causar stress e depressões nos animais.

O protocolo em vigor entre a CMRB e a SPAD prevê cuidados médicos, alimentação e a permanência até que sejam adotados. "É o mínimo que podemos fazer por estes animais que um dia foram abandonados à sua sorte", refere o vereador, lamentando a atitude das pessoas que descartam os seus animais de estimação como se fossem lixo.

A adoção é feita sem qualquer custo para os novos donos. A Câmara assume todas as despesas inerentes, desde a esterilização/castração, a vacinação e o chip. Os interessados em proporcionar uma vida de conforto e amor a estes animais podem ir à SPAD escolher o seu melhor amigo.

O problema do abandono animal é um dos flagelos da sociedade atual. Por isso, importa sensibilizar as pessoas para esta problemática e alertar para a importância da castração/esterilização que evita a reprodução indesejada e ajuda a reduzir o número de abandonos.

JM

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas