MADEIRA Meteorologia

PSD deixa cair CDS

Edmar Fernandes

Subdiretor JM

Data de publicação
21 Fevereiro 2024
18:28

Cinco anos depois de se terem juntado para formar um governo de maioria parlamentar, a coligação PSD/CDS atingiu um ponto de rutura. Isso mesmo terá sido transmitido no Conselho Regional do PSD-M que se realiza nesta altura.

O divórcio já tinha sido anunciado pelo Jornal, na segunda-feira, e resulta das circunstâncias políticas atuais e não por desentendimentos entre os membros de ambas as cúpulas partidárias.

A maioria dos social-democratas, todavia, há muito que ansiava que a direção se libertasse de um acordo que entendiam acrescentar, agora, apenas prejuízos e nenhum benefício. Já tinham pedido, aliás, que o PSD-M tivesse avançado sozinho para as eleições regionais de 2023. E haviam torcido o nariz em relação à coligação feita para as Autárquicas.

Também por isso, aliás, se compreende que Rui Barreto esteja agora na porta de saída. Uma consequência lógica de ter assinado um acordo com o PSD-M que reforçou a presença do partido nos lugares de decisão, mas que acabou por reduzir a sua ação no espectro político madeirense.

Mas sobram críticas ao posicionamento do futuro ex-líder centrista. Porque também há quem entenda que a opção tomada não se deve a nenhum tipo de desprendimento em relação a lugares. Consideram, antes, que é o reconhecimento de que o CDS perdeu muito do terreno conquistado nos últimos anos, perdeu identidade e perdeu a proximidade com o eleitorado.

Reta descendente que foi evidente até mesmo em 2019, quando o partido garantiu apenas três lugares na Assembleia Regional da Madeira, enquanto em 2015 tinha conquistado um grupo parlamentar com sete deputados. Em quatro anos, mesmo sem integrar a coligação, os centristas passaram de 17.489 votos para 8.246. Ou seja, mais de metade perdeu a confiança no partido de centro-direita.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas