MADEIRA Meteorologia

Plano define sete metas para os jovens até 2030

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Julho 2021
5:00

O Plano Municipal de Juventude do Funchal – Funjovem 20-30’ foi apresentado ontem pela autarquia do Funchal. O documento apresenta sete metas a alcançar no período em causa, ou sete “FunGoals”, nomeadamente Educação e formação de qualidade; emancipação jovem; qualidade de vida para todos; Cidade verde e sustentável; Cidadania e participação juvenil; associativismo e voluntariado e cultura e lazer para todos.

O presidente da autarquia disse que este plano surge na sequência do Conselho Municipal da Juventude, criado no mandato anterior, “que reuniu e identificou um conjunto de lacunas nas políticas da juventude da cidade, como a falta de um plano que pudesse congregar as diferentes visões das diversas associações do meio formativo, associativo, desportivo e cultural”.

Assim, surge um plano com medidas que apontam para a implementação de um cartão jovem municipal, a constituição de um gabinete municipal de juventude, a criação de um festival municipal de juventude anual, entre outras ações. “O plano permitirá agir de uma forma estruturada para atender aos problemas da juventude”.

Sendo a problemática do desemprego jovem uma das preocupações manifestadas, Miguel Silva Gouveia disse que a autarquia tem estado atenta, não só com as bolsas aos universitários como também com os programas Programas Ocupacionais de Formação em Contexto de Trabalho”. Trata-se de uma medida que a CMF tem promovido desde 2015. “Nos últimos dois anos, em contexto de pandemia, já investimos mais de um milhão de euros e onde os jovens representam uma fatia substancial das pessoas que estão nesses programas”.

Já Francisco Dionísio, responsável pela constituição do ‘FunJovem 20-30’ destacou que o documento estratégico foi construído pelos jovens. Tem a particularidade de ser um plano a dez anos que será monitorizado também pelos jovens, com a revisão das metas de dois em dois anos. “Queremos que se faça um trabalho contínuo na cidade do Funchal em torno dos jovens”, realçou, destacando o contributo das diversas organizações envolvidas no plano.

Por Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas