MADEIRA Meteorologia

Governo Regional contra novos critérios no pagamento do subsídio de mobilidade

Data de publicação
22 Fevereiro 2024
17:48

O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) manifestou-se hoje contra os novos critérios no pagamento do Subsídio Social de Mobilidade (SSM) e apelou à Secretaria de Estado das Infraestruturas, à Inspeção Geral de Finanças e aos CTT para que os revertam.

“O Governo Regional não aceita os novos critérios que estão a ser utilizados pelos CTT no pagamento do Subsídio Social de Mobilidade”, refere o executivo madeirense, em comunicado, sublinhando que, desde quarta-feira, estão a ser reportadas situações de impedimento devido a novas regras no pagamento deste reembolso.

O Governo Regional, que se encontra em gestão desde 05 de fevereiro, devido à exoneração do presidente Miguel Albuquerque, na sequência do processo que investiga suspeitas de corrupção na Madeira, refere que os CTT estão agora a exigir que conste nas faturas a descrição das várias taxas, nomeadamente segurança, serviço a passageiros, combustível e emissão de bilhete.

Esta exigência é feita por segmento de voo, no caso de bilhetes de ida e volta, ou bilhetes ‘one-way’ com mais de um segmento de voo.

“A introdução destes novos critérios, que afeta sobretudo as faturas de bilhetes emitidos pela TAP e SATA, assim como as das agências de viagens, não foi comunicada previamente ao Governo Regional”, refere a nota, emitida pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

A Secretaria Regional esclarece ter já entrado em contacto com as entidades envolvidas no processo – os CTT, a Autoridade Nacional de Aviação Civil, a Inspeção Geral de Finanças e a Secretaria de Estado das Infraestruturas –, apelando à reversão dos novos critérios.

“Durante os cerca de oito anos e meio de vigência do atual modelo, foi entendido que os documentos de faturação de viagens de ida e volta, da TAP e da SATA/Azores Airlines, bem como os emitidos pelos agentes de viagens, estavam em conformidade com a legislação aplicável ao SSM, pelo que se estranha este novo entendimento”, adianta o comunicado.

O Subsídio Social de Mobilidade entrou em vigor em setembro de 2015, quando os residentes na Madeira passaram a pagar 86 euros nas ligações ida e volta para o território continental e 119 para os Açores, valor que pode ser acrescido se exceder o teto máximo de 400 euros, sendo de 65 euros para os estudantes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas