MADEIRA Meteorologia

'Funchal Sempre à Frente' pretende viabilizar construção de um crematório para animais

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Setembro 2021
14:26

A candidatura 'Funchal Sempre à Frente' defende parcerias com as entidades privadas que se dedicam à proteção dos animais com o objetivo de melhorar a prestação de serviços a esse nível no concelho. A defesa da causa animal é uma das medidas do programa eleitoral da coligação PSD/CDS.

Pedro Calado, cabeça-de-lista à Câmara Municipal do Funchal, visitou a Dogtel, na freguesia de São Gonçalo e anunciou que se ganhar a autarquia, viabiliza a criação de um crematório para animais. O pedido de licenciamento já foi feito à CMF por parte desta entidade privada há mais de um ano, mas sem qualquer resposta até ao momento. Pedro Calado assume o compromisso de agilizar o processo se liderar a Câmara.

O candidato considera que, neste momento, a causa animal está ao "abandono" no concelho. "O município do Funchal tem um canil que está fechado às entidades privadas. É um canil municipal que funciona sobre fortes restrições. Tem um crematório que não é utilizado para fora. Não há parcerias com entidades privadas e aquilo que nós queremos é exatamente o contrário. Queremos fazer parcerias e incentivar a dinâmica empresarial, como este do projeto de construção de um crematório municipal para animais", salientou.

A Dogtel é um hotel para cães e disponibiliza serviços em várias áreas. Está num terreno com mais de 10 mil metros quadrados, emprega 5 pessoas e fez um investimento significativo que, no entender de Pedro Calado, "hoje poderia estar a servir toda a população do Funchal se o atual executivo camarário trabalhasse em parceria".

O candidato observa que "o que estamos a assistir é que a causa animal neste momento é inexistente e não está a ser bem servida pela CMF". "Nós queremos fazer a requalificação do canil municipal e queremos concretizar um projeto como este que aqui está", sublinhou.

Para além destas iniciativas, Pedro Calado propõe um programa de sensibilização e de formação dos mais jovens nas escolas para a importância da defesa da causa animal. Outra aposta passa por fazer uma campanha com as Juntas de Freguesia, através de protocolos para a esterilização e vacinação dos cães e dos gatos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas