MADEIRA Meteorologia

Faixas dos 12 aos 17 vacinadas a partir do início de agosto

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Julho 2021
5:00

"É preciso acelerar a vacinação", defende o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, o qual adianta ?que ainda não é altura para se deixar de usar máscara de proteção facial.

A Madeira vai começar a vacinar os jovens com idades entre os 12 e os 17 anos no início do próximo mês de agosto, assegurou, ontem, ao JM, o secretário regional de Saúde e Proteção Civil.

"Temos que ter vacinas e temos que começar rapidamente", respondeu Pedro Ramos, referindo que são cerca de 20 mil, os estudantes que estão incluídos neste grupo. A ideia é que toda esta faixa etária esteja vacinada ainda antes do início do próximo ano letivo que, como se sabe, este ano, começa mais cedo ( entre 6 e 10 de setembro para o ensino básico e entre 13 e 16 para o ensino secundário).

As vacinas a serem inoculadas são aquelas que estão recomendadas pela Agência Europeia do Medicamento. As vacinas recomendadas pela EMA são as da Moderna e da Pfizer e a toma indicada é a de duas doses com quatro semanas de intervalo. Realce-se que, no debate do Estado da Nação, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o país terá condições para que os jovens entre os 12 e os 17 anos possam receber a vacina até 19 de setembro, "a tempo do início do próximo ano letivo".

Já questionado sobre quando é que na Região poderá deixar de ser obrigatório o uso de máscaras [há países que começam a fazer baixar esta necessidade], o secretário regional de Saúde e Proteção Civil sublinhou que isso só acontecerá quando a situação pandémica estiver controlada.

Embora a Madeira esteja a conseguir acompanhar a evolução epidemiológica sem sobressaltos, o certo, como assegurou Pedro Ramos ao Jornal, este ainda não é o momento propício para isso. O mais importante, no entender deste governante, "é vacinar, vacinar", até que se atinja o maior número de pessoas com a inoculação das vacinas autorizadas em Portugal.

Carla Ribeiro

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas