MADEIRA Meteorologia

Concurso Europeu de Sidras Naturais realiza-se a 3 de junho no hotel Savoy Saccharum

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Maio 2022
14:55

O Concurso Europeu de Sidras Naturais - Madeira’22 realiza-se no dia 3 de junho, no Hotel Savoy Saccharum, anunciou hoje o secretário regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Segundo Humberto Vasconcelos, esta competição contará com a presença de um painel multidisciplinar de 22 peritos de diferentes proveniências que, de um modo rigoroso e independente, reconhecerão a qualidade das sidras submetidas a prova.

Entre os jurados estarão escanções, membros especializados da Câmara de Provadores AgroSenseLab, chefes executivos, docentes da Universidade da Madeira, imprensa regional e nacional e produtores locais e europeus de Sidra.

Esta é uma iniciativa da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), que, segundo a organização, "visa não só celebrar a tradição secular de consumo deste produto na Ilha, como também o esforço dos produtores na recuperação das variedades regionais".

"A Madeira cria assim uma oportunidade de reconhecimento e posicionamento das suas Sidras e abre-se ao mercado europeu através de um evento que é para prosperar nos próximos anos", sublinha a tutela da Agricultura regional.

Os galardoados serão apresentados num jantar que irá decorrer a 27 de junho.

Paralelamente ao concurso, no Dia Internacional da Sidra vai acontecer também o ‘Cider Fest’, no Colégio dos Jesuítas. Uma conversa em torno da sidra, a partir das 15h30, moderada por Luís Reis, permitirá à comunidade conhecer mais sobre o setor sidrícola e eixos alavancados pela Secretaria de Agricultura nos últimos anos.

As celebrações culminarão por volta das 18h00 com um momento musical nos edílicos jardins do Colégio dos Jesuítas. As inscrições podem ser realizadas através do endereço: https://forms.office.com/r/Y5cGLvY1M7), sendo as vagas limitadas.

De acordo com dados Secretaria Regional da Agricultura, "a produção de sidra da Madeira IG, correspondente ao ciclo de 2021/2022, teve um total de 45.725 litros, sendo 27.725 litros da Sidraria de Santo António da Serra e 18.000 litros na Sidraria dos Prazeres. Quanto à laboração total de maçãs atingiu os 67. 855 Kg".

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas