MADEIRA Meteorologia

Comando Territorial da Madeira reforçado com militares com curso de Vigilância e Fronteiras

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Junho 2023
12:13

O Comando Territorial da Madeira assinalou, esta manhã, o seu 14.º aniversário numa cerimónia comemorativa que contou com uma parada militar e com a condecoração de alguns elementos.

Recordar que a unidade tinha a designação de Brigada Fiscal da GNR e que, desde 2009, começou a denominar-se Comando Territorial da Madeira.

A destacar, foi anunciado que o Comando Regional foi reforçado com militares com o curso de vigilância de fronteiras nos terminais de cruzeiro e em toda a fronteira marítima da Região.

"Apesar de não possuirmos infraestruturas em todos os municípios, as nossas áreas de atividade são transversais a todos eles. Não seguindo o princípio da competência territorial, mas sim o da competência material, considerou Marco Nunes, tenente-coronel, presente na ocasião.

Ainda a salientar, o tenente acentuou os números oficiais desenvolvidos na Região, desde o inicio de 2022 até 31 de maio do presente ano. No âmbito da missão Tributária e Fiscal Aduaneira, o comando contou com um total de 2.673 situações ilícitas, que resultaram na apreensão de 1.739 objetos. Além disso, há a salientar os mais 90.000 mil euros em mercadoria apreendida e a detenção de mais de 14 mil litros de bebida alcoólica, em situação de incumprimento.

No que à missão de Controlo de Fronteiras diz respeito, no mesmo hiato temporal, foram controladas 5.681 embarcações e fiscalizados 19.651 tripulantes que entraram na Região.

Na fiscalização da pesca, há a declarar 78 contraordenações e a apreensão de 1.706 quilos de pescado, no valor de 9.000 euros e, ainda, 6.600 euros em material utilizado nestas ‘práticas irregulares’.

Na Proteção de Natureza e do Ambiente, há a totalizar 402 infrações ambientais, às quais acrescem 10 crimes na área animal e 1 na área ambiental. Ademais, 15 animais foram recuperados através da linha 'SOS Vida Selvagem' e houve 256 denúncias através da linha 'SOS Território', relacionadas com animais de companhia.

Por fim, na última vertente, Proteção e Socorro, unicamente atribuída à GNR, o comando regional enalteceu as mais de 177 patrulhas e reconhecimentos realizados em toda a Região e 2 intervenções de busca e salvamento. Neste âmbito, e ao nível da formação especializada, está a ser ministrado o primeiro curso de operações Ambiente Montanha.

Atualmente, o Comando Territorial da Madeira conta com uma equipa de 250 elementos, sendo 15 destes elementos da Unidade de Emergência Protecção e Socorro (UEPS).

Na cerimónia militar comemorativa estiveram presentes, Ireneu Cabral Barreto, representante da República da Região Autónoma da Madeira e Juiz Conselheiro, Pedro Ramos secretário regional de Saúde e Proteção Civil e José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

Mónica Rodrigues

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas