O Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM) reuniu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Câmara de Lobos elevando o nível de alerta municipal para laranja.
De acordo com comunicado da autarquia, foi também apresentada a plataforma de Gestão Municipal da Covid-19 que pretende integrar, em tempo real, toda a informação relativa à situação pandémica no concelho.
A plataforma está a ser desenvolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e centraliza toda a informação disponível de forma articulada. A plataforma de informação assenta em dois mecanismos de gestão da situação.
Tal permitirá, acredita o município, "uma alocação de recursos otimizada em função da evolução do número de casos no concelho". "Com este sistema de informação geográfica, o propósito é colaborar com as entidades na definição e evolução das cadeias de transmissão no concelho, permitindo, caso seja necessário, o reforço da higienização de espaços públicos em função da prevalência do número de casos em determinada zona"; acrescenta.
Outra das virtudes da referida plataforma prende-se coma possibilidade de ativar, de forma célere, respostas sociais, a nível de apoio alimentar e medicamentoso aos agregados em confinamento, sem rede de apoio familiar. Neste momento a autarquia já se encontra a apoiar agregados familiares, cujos elementos testaram positivo, com o fornecimento de bens alimentares.
Segundo o autarca Pedro Coelho "A gestão e planeamento de qualquer ocorrência assenta no acesso à informação".
"Dada a situação de fraca cobertura da rede de internet no Centro de Saúde de Câmara de Lobos, e numa perspetiva de apoiar as equipas que neste momento estão a fazer um trabalho hercúleo, a autarquia irá alocar um dos pontos de acesso à Wi-Fi da rede municipal, no referido centro, de forma a garantir a facilidade de comunicação entre as entidades envolvidas", acrescenta a mesma nota.
Durante a reunião do CCOM, foi também elevado o alerta Municipal para nível laranja, sendo que outra das questões abordadas prendeu-se com a questão do reforço do patrulhamento por parte da PSP no concelho de forma a prevenir ajuntamentos em estabelecimentos comercias, ao arrepio das regras em vigor.
Ficou a garantia do presidente do Município que a verificar-se, de forma flagrante, situações de incumprimento, o município de Câmara de Lobos não hesitará em suspender temporariamente as licenças de funcionamento.