MADEIRA Meteorologia

Alunos reivindicam direitos das mulheres no Funchal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Junho 2022
14:40

O Largo do Colégio acolhe esta tarde uma manifestação a favor do aborto e dos direitos das mulheres.

Um grupo de jovens estudantes afetos à Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, reuniu-se no Largo do Colégio, ao início da tarde de hoje, para chamar a atenção da sociedade civil para a livre escolha no aborto e ressalvar os Direitos das Mulheres.

Com o intuito, portanto, de sensibilizar a população, uma das promotoras do evento que juntou uma dezena de jovens no local, Isis Gouveia, estabeleceu um paralelo com a realidade americana, para alertar para a necessidade de "combater a desinformação" que, no seu entender, persiste e para que o País não regrida nesta questão, como se verificou nos EUA.

"Apesar do aborto ser legal em Portugal desde 2007, também nos EUA era legal há 49 anos e numa decisão de três meses deixou de ser", evidenciou a estudante de 15 anos numa clara alusão ao facto de o Supremo Tribunal dos EUA ter acabado, a 24 de junho, com o direito ao aborto. Uma decisão envolta em polémica e que coloca termo à lei implementada em 1973, «Roe v Walde".

Para a aluna do 9.º ano estas iniciativas revestem-se de sentido por vários motivos: "A Madeira seria também um lugar mais conservador e devíamos lutar para combater a desinformação que há em relação ao aborto. Muita gente acha que é matar uma vida. Eu acho que nós devíamos de estar mais preocupados em informar as pessoas, em avisar as pessoas do que realmente isto é, combatendo os direitos de escolha das mulheres", justificou.

No mais, considera que a legalidade do aborto evita "haver tantas crianças em lares, a sofrer maus-tratos", dado que as mulheres podem deliberadamente interromper uma gravidez indesejada.

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas