MADEIRA Meteorologia

Alunos da Bartolomeu Perestrelo rumaram à Noruega no âmbito do programa Erasmus+

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Maio 2022
9:06

Entre os dias 16 e 20 de maio, duas professoras e cinco alunos da Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo, participaram na segunda mobilidade do projeto R.E.A.D.Y. (Read, Enjoy and Develop Yourself), que se realizou na Noruega, na cidade de Stavanger.

O propósito desta mobilidade, que se realizou na escola anfitriã SOTS (Stavanger Offshore Technical School), foi sobretudo "melhorar a competência da leitura dos alunos", refere uma nota enviada à redação.

No primeiro dia, durante a estada na Noruega, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as suas respetivas escolas e dar a conhecer os países e as cidades donde eram provenientes.

De seguida, foram criadas equipas, constituídas por alunos de diferentes nacionalidades, que tinham a tarefa de cumprir um roteiro com o objetivo de explorarem a cidade de Stavanger.

Enquanto esta atividade decorria, os professores participaram num workshop intitulado: Literary Games - a pragmatic approach for international teachers, dinamizado pelo professor da Universidade de Stavanger Allan C. Jones.

No dia 17 de maio, Dia Nacional da Noruega, todos os participantes integraram a parada pela cidade de Stavanger, ostentando a bandeira de Portugal e os típicos chapéus de vilão da ilha da Madeira.

No dia 18, os alunos foram desafiados a fazer uma caminhada até Pulpit Rock. Esta falésia encontra-se a 604 metros de altitude do Fiorde de Lyse e o trajeto dura aproximadamente quatro horas.

A 18 e 19, os alunos pernoitaram em Vaulali, tendo sido privilegiado o contacto com a Natureza e a realização de atividades ao ar livre. Durante a estada em Vaulali, os alunos participaram ativamente num Workshop sobre Tipos de Leitura, no qual realizaram trabalhos de grupo.

No dia 20, todos os participantes voltaram à cidade de Stavanger, atravessando o túnel subaquático Ryfast, o qual é o maior do mundo com 14, 4 km de comprimento. Neste dia, decorreu ainda a cerimónia de entrega dos certificados de participação.

"Esta mobilidade possibilitou que os alunos portugueses convivessem com alunos provenientes dos restantes países europeus que integram o projeto, nomeadamente a Noruega, Letónia, Itália, Hungria e Turquia, promovendo o intercâmbio cultural e aperfeiçoando o domínio da língua inglesa", conclui.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas