MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

15/05/2022 08:30

"O vento sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito" (Jo.3,6). Diz-nos São João que ninguém pode apossar-se do Espírito Santo, só é possível ser possuído por Ele. Podemos reconhecê-lo nas suas obras e nas ações da liturgia.

Quando uma assembleia se reúne, os atores principais, não são apenas aqueles que vêm recitar ou cantar em conjunto o Pai Nosso; quando um adulto pede o batismo, e responde Sim à pergunta Crês; quando um ministro da Igreja diz a um penitente "eu te absolvo dos teus pecados..." em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; logo percebemos que os principais orantes não são aqueles que nós vemos e escutamos, mas que ele, jovem ou adulto, está a ser assinalado pelo Espírito Santo.

Em qualquer idade em que recebemos a primeira catequese, aprendemos a reconhecer a presença de Jesus Cristo nos sacramentos, principalmente na eucaristia. Os sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo, mas a celebração é fecundada pelo Espírito Santo, tudo é obra sua, tudo é dom do Espírito.

O Grande Doutor da Igreja oriental, São Basílio de Cesareia da Capadócia, no século IV escreveu um "Tratado do Espírito Santo". Devemos acreditar, diz ele, "da maneira como fomos batizados", fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, esforça-te por acreditar nesta fé trinitária, que se encontra e se recebe no batismo, no sacramento da fé. Nesse tempo, como ainda hoje, nunca se era batizado sem ao mesmo tempo ser confirmado e sem receber a sagrada Eucaristia. São Basílio queria afirmar que, a nossa fé e toda a nossa vida cristã, irão crescer sob a inspiração do Espírito Santo, mediante os gestos da unção do óleo e da imposição das mãos e alimentar-se com o pão da eucaristia. Isto acontece ainda hoje com aquelas pessoas que são batizadas aos vinte, trinta ou mais anos, são os nossos catecúmenos que buscam um sentido para a sua vida cristã no Evangelho, na fé em Jesus Cristo e na Igreja. Não se pode ser cristão sem o dom do Espírito Santo. Para viver como cristão é preciso ser atraído por Jesus Cristo, mas igualmente marcado com o selo do Espírito. O batismo e a confirmação não se repetem, são realizados de uma vez para sempre, ao passo que a sagrada eucaristia se repete e nos convida a recebe-la em cada domingo, quando nos encontramos na missa dominical com os nossos irmãos e irmãs.

O poder do Espírito Santo manifesta-se também na vida do cristão, iluminando as suas atividades e insuflando o seu amor, porque "o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" escreve São Paulo na sua carta aos Romanos (Rom.5.5).

Os sacerdotes são considerados ministros de Jesus Cristo e participam do seu sacerdócio, mas é raro dizer que eles agem na força do Espírito que faz deles sacerdotes e não da sua vontade pessoal. Na ordenação de um Bispo ora-se desta maneira: "Enviai agora, Senhor, sobre este eleito a força que de vós procede, o Espírito Soberano que deste ao vosso amado Filho Jesus Cristo, ele transmitiu aos santos apóstolos que fundaram a Igreja por toda a parte, como vosso templo, para glória e perene louvor do vosso nome". O Bispo recebe pela oração e imposição das mãos um dom do Espírito, o próprio carisma que Deus deu a seu Filho bem-amado, que foi comunicado aos apóstolos para fundar a Igreja.

Na ordenação dos presbíteros o Bispo implora: "Nós vos pedimos, Pai todo poderoso, constitui estes vossos servos na dignidade de presbíteros, renovai em seus corações o espírito de santidade; obtenham ó, Deus o segundo grau da ordem sacerdotal que de vós procede, e a sua vida seja exemplo para todos". "Renovai" é uma alusão ao batismo e confirmação, é uma maneira de particularizar a graça batismal oferecida a cada cristão.

Escreve o Bispo Inácio de Latáquia: "Como é que o acontecimento pascal, ocorrido uma vez por todas, se torna o nosso hoje? Justamente por meio daquele que é o seu artífice desde a origem e na plenitude dos tempos, o Espírito Santo. Ele é pessoalmente a Novidade em ação no mundo: É a Presença de Deus connosco, dá testemunho ao nosso espírito" (Rom.8,16).

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas