A Marinha Portuguesa, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), coordenou, no início da noite de ontem, uma operação de resgate de um náufrago de nacionalidade inglesa com 59 anos, que se encontrava junto ao respetivo veleiro "SHAPIRIT", com bandeira do Reino Unido.
Segundo informa uma nota enviada à redação, o tripulante terá caído ao mar a cerca de uma milha, o equivalente a cerca de dois quilómetros, a Sul do Porto do Funchal.
O alerta foi recebido no MRSC Funchal cerca das 20H15, através de pedido de socorro, igualmente escutado e confirmado pelo NRP HIDRA, atracado no cais 4 do Porto do Funchal, pelo Comando Territorial da Madeira da Guarda Nacional Republicana (GNR) e pelo SANAS.
"No imediato, uma embarcação do NRP HIDRA deslocou-se para a posição da ocorrência, permitindo resgatar o náufrago pelas 20H47. A embarcação "SHAPIRIT" atracou na Marina do Funchal, pelas 21H10, acompanhada pela embarcação que realizou o resgate e pela embarcação MAR JÓNICO da GNR, onde era aguardada pelos Bombeiros Sapadores do Funchal", pode ler-se na mesma nota.
Recorde-se que o NRP Hidra iniciou a sua missão na Zona Marítima da Madeira no passado sábado, dia 28 de maio.
O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência
Redação