A estrutura Local de Emergência da CVP realizou 402 operações de socorro, das quais 240 estiveram relacionadas com o Serviço de Emergência Pré-Hospitalar, anunciou esta tarde a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Madeira.
No balanço mensal das operações de socorro realizadas durante o mês de dezembro de 2024, a instituição refere que esteve em 126 operações de socorro relacionadas com doenças/doenças súbitas, seguindo-se casos como traumatismos/quedas (36), acidentes ou despistes rodoviários (4) intoxicações (3), agressões/violência doméstica (5) e “outras situações (47).
Adicionalmente, revela a nota da CVP, foram realizadas 15 operações de transporte urgente de doentes entre unidades de saúde e 4 operações de evacuação médica aérea entre o Porto Santo e a Madeira.
Todas estas operações foram coordenadas “pelas 9 equipas pré-hospitalares da Estrutura de Emergência Local da CVP, com o suporte das entidades de segurança e proteção civil, sob coordenação do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPC), através do Comando Regional de Operações de Socorro (CROS)”.
Destaca-se ainda a realização de 6 operações de prevenção em atividades desportivas, sociais e culturais, com a colaboração de 58 voluntários da Estrutura Local de Emergência da CVP.
Uma dessas operações incluiu o estabelecimento de um posto de socorro no Parque de Diversões, assegurando assistência pré-hospitalar aos frequentadores da feira e parque de diversões.
Além disso, a CVP disponibilizou recursos para eventos especiais, como a assistência pré-hospitalar na “Noite do Mercado”, com duas ambulâncias e cinco equipas a pé, num total de 22 voluntários.
Na noite de passagem de ano, a estrutura de emergência mobilizou 20 voluntários apoiados por quatro ambulâncias para garantir assistência pré-hospitalar aos milhares de espectadores do fogo-de-artifício na cidade do Funchal.
Adicionalmente, as equipas de transporte de doentes não urgentes realizaram 156 operações durante o mês de dezembro.”