Farmacêuticos assinalam 50 anos de organização profissional

Comemora-se na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Farmacêutico 2022. Ministro e Bastonário participam em sessão solene comemorativa.

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) comemora esta segunda-feira, dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Farmacêutico. A Sessão Solene Comemorativa realiza-se no Convento da Penha Longa, em Sintra, a partir das 17:00 horas, com presenças confirmadas do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, do bastonário da OF, Helder Mota Filipe, e do presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA-OF), Luís Lourenço.

A data assinala ainda o início das comemorações dos 50 anos de organização da profissão como Ordem profissional. “Somos Ordem há 50 anos, mas transportamos vários séculos de história”, realça o bastonário da OF, Helder Mota Filipe. “Enquanto o Governo e os partidos políticos discutem a alteração ao funcionamento das Ordens, devemos recordá-los que as profissões perduram enquanto a sociedade delas necessitar, independente dos modelos e forma como estão organizadas. Somos uma profissão milenar, sempre presente ao lado das populações. Sempre disponível para ajudar quem mais precisa. Essa essência não nos retiram”, alerta o bastonário.

Cumprindo a tradição, a OF presta nesta data homenagem aos farmacêuticos que completam 50 anos de dedicação à profissão e atribui os Prémios Sociedade Farmacêutica Lusitana aos jovens farmacêuticos que concluíram o curso de Ciências Farmacêuticas com as classificações mais elevadas.

A cerimónia ficará ainda marcada pelo tributo ao farmacêutico e compositor Alberto Janes, autor de alguns dos mais conhecidos fados que Amália Rodrigues imortalizou.