MADEIRA Meteorologia

Farmacêuticos assinalam 50 anos de organização profissional

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Setembro 2022
10:25

Comemora-se na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Farmacêutico 2022. Ministro e Bastonário participam em sessão solene comemorativa.

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) comemora esta segunda-feira, dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Farmacêutico. A Sessão Solene Comemorativa realiza-se no Convento da Penha Longa, em Sintra, a partir das 17:00 horas, com presenças confirmadas do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, do bastonário da OF, Helder Mota Filipe, e do presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA-OF), Luís Lourenço.

A data assinala ainda o início das comemorações dos 50 anos de organização da profissão como Ordem profissional. "Somos Ordem há 50 anos, mas transportamos vários séculos de história", realça o bastonário da OF, Helder Mota Filipe. "Enquanto o Governo e os partidos políticos discutem a alteração ao funcionamento das Ordens, devemos recordá-los que as profissões perduram enquanto a sociedade delas necessitar, independente dos modelos e forma como estão organizadas. Somos uma profissão milenar, sempre presente ao lado das populações. Sempre disponível para ajudar quem mais precisa. Essa essência não nos retiram", alerta o bastonário.

Cumprindo a tradição, a OF presta nesta data homenagem aos farmacêuticos que completam 50 anos de dedicação à profissão e atribui os Prémios Sociedade Farmacêutica Lusitana aos jovens farmacêuticos que concluíram o curso de Ciências Farmacêuticas com as classificações mais elevadas.

A cerimónia ficará ainda marcada pelo tributo ao farmacêutico e compositor Alberto Janes, autor de alguns dos mais conhecidos fados que Amália Rodrigues imortalizou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas