MADEIRA Meteorologia

Europeias: BE mantém representação após eleição difícil

Data de publicação
10 Junho 2024
1:23

A cabeça de lista do BE às europeias, Catarina Martins, assinalou hoje que o partido mantém representação no Parlamento Europeu após umas eleições “muito difíceis” e garantiu um “mandato de luta” contra a extrema-direita.

”Numas eleições que como sabíamos eram muito difíceis, e num momento complicado em toda a Europa, o BE mantém representação no Parlamento Europeu”, afirmou Catarina Martins, no discurso de encerramento da noite eleitoral, no Fórum Lisboa.

A cabeça de lista falava momentos antes de o ‘site’ da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) confirmar oficialmente a sua eleição, acompanhada pela coordenadora do BE, Mariana Mortágua, numa sala com cerca de uma centena de apoiantes em festa, apesar de o partido ter perdido um mandato face a 2019.

Interrogada sobre os resultados dos partidos de extrema-direita a nível europeu, como na França, Catarina Martins respondeu que o BE acompanha “com muita preocupação” esses resultados, por estarem em causa partidos “com uma matriz muito violenta e com ligações a Vladimir Putin” mas garantiu que “é o momento de luta”.

“Estaremos com os nossos camaradas da esquerda por toda a Europa a tentar contrariar isso, sabíamos que estas eleições tinham esse risco, este é o momento de luta, é para isso que aqui estamos”, assegurou.

Depois de agradecer à comitiva e à coordenadora do BE, Mariana Mortágua, pelo acompanhamento na estrada, dizendo que foi “incansável”, Catarina Martins garantiu que o seu mandato será “pela paz, pelo fim do genocídio na Palestina” e pela “autodeterminação dos povos”, uma das principais bandeiras do partido nesta campanha.

A bloquista rejeitou também o Pacto para as Migrações e Asilo e assegurou que não vai aceitar “nenhum recuo nas liberdades e direitos das mulheres ou de ninguém”.

“A nossa Europa e o nosso país é de iguais e é pela igualdade que lutamos”, afirmou.

A dirigente garantiu que lutará pelas causas do clima, saúde, educação e que o partido vai procurar “alianças mais vastas possível em toda a Europa para fazer este caminho”.

“Queria por isso congratular todos os partidos da esquerda, da esquerda europeia e ecologista, que nós integramos e que fizeram esta campanha tão difícil mas tão determinada em todos os países da Europa”, afirmou, saudando também a cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu, Marta Temido, “por ser a candidatura mais votada da noite”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas