MADEIRA Meteorologia

EUA/Eleições: Ministro da Defesa acredita que EUA saberão estar “à altura das suas circunstâncias” na NATO

Data de publicação
06 Novembro 2024
18:42

O ministro da Defesa Nacional manifestou hoje a convicção de que os Estados Unidos da América “saberão estar à altura das suas circunstâncias” também no contexto NATO, tal como “aconteceu no passado, independentemente das administrações”.

“Tenho a certeza de que, tal qual sucedeu no passado, independentemente das administrações, republicanos ou democratas, os Estados Unidos saberão estar à altura das suas circunstâncias, também no contexto da NATO”, disse Nuno Melo, em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de abertura solene do ano letivo da Academia Militar, no concelho da Amadora, Lisboa.

O governante foi questionado sobre a vitória do republicano Donald Trump nas presidenciais norte-americanas e as consequências que poderá ter no plano geopolítico internacional, tendo começado por realçar que “os Estados Unidos da América são o quarto parceiro comercial de Portugal” e um país “aliado que partilha os valores de referência das sociedades ocidentais”.

Nuno Melo saudou o Partido Republicano pela vitória eleitoral, realçou “a forma impecável como decorreu o processo eleitoral” e desejou “muita sorte” à nova administração.

“Uma administração americana que tenha sucesso, é importante obviamente para os Estados Unidos da América, mas num contexto geopolítico global e, desde logo, no âmbito das nossas alianças, é importantíssimo para Portugal e é importantíssimo para a NATO. E eu acredito que, como sucedeu sempre no passado, independentemente da natureza das administrações, no plano geoestratégico, a Europa e a NATO serão sempre realidades da primeira linha da política norte-americana”, insistiu.

Questionado sobre as declarações de Donald Trump no início deste ano, que incentivou a Rússia a invadir países da NATO que invistam menos em Defesa, o governante não quis comentar diretamente estas afirmações.

“Se eu tivesse que realçar todas as afirmações que são feitas pelos vários líderes políticos nos Estados Unidos e fora dos Estados Unidos em campanha, se calhar não sairíamos daqui. Por isso, a avaliação que eu faço é a que tem a ver com o relacionamento entre dois Estados, países aliados e amigos dos Estados Unidos são absolutamente cruciais no contexto da Europa, da NATO, e enquanto aliado de Portugal”, respondeu.

Já sobre o papel da União Europeia neste novo contexto, Nuno Melo afirmou que “a Europa está, por razão também das suas circunstâncias, obrigada a repensar, e está a fazê-lo também em Portugal, a sua defesa política, no âmbito e no contexto da NATO”.

De acordo com o governante, isto é algo que já está a ser feito, uma vez que Portugal anunciou este ano, na cimeira da NATO, em Washington, a intenção de atingir os 2% do Produto Interno Bruto em despesas com a Defesa até 2029 – antecipando em um ano a meta anteriormente fixada pelo Governo de António Costa.

O republicano Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos tendo já conquistado mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários, quando ainda decorre o apuramento dos resultados. Trump segue também à frente da adversária democrata Kamala Harris no voto popular, com 51,1% contra 47,4% dos votos contados.

O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes segue igualmente na frente no apuramento com 201 mandatos, a apenas 17 da maioria.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas