MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Mais de 500 crianças mortas e mais de 1.600 feridas com a invasão

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Outubro 2023
11:38

A Procuradoria-Geral da Ucrânia anunciou hoje que 508 crianças morreram no país e 1.646 ficaram feridas em resultado da invasão russa que dura há 20 meses.

Donetsk e Kharkiv são as regiões onde mais crianças foram afetadas desde que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia.

De acordo com dados da plataforma Children of War, há atualmente 1.779 crianças consideradas desaparecidas na Ucrânia, enquanto outras 19.580 já foram encontradas.

A plataforma Children of War, criada como uma ferramenta para encontrar, resgatar e libertar crianças de locais de deslocamento forçado ou deportação, é atualizada diariamente pelas órgãos de segurança pública ucranianos, que admitem que é impossível estabelecer um número exato de crianças feridas devido às hostilidades ativas e à ocupação temporária de uma parte do território ucraniano.

A situação das crianças na Ucrânia durante a guerra, que se iniciou com a ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia, levou a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Presidente russo, Vladimir Putin, acusado de sequestrá-las.

Vladimir Putin, justifica a invasão do país vizinho com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.

A generalidade da comunidade internacional tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e com a imposição de sanções políticas e económicas à Rússia.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas