MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Kiev exportou 700 mil toneladas de cereais através de novo corredor no Mar Negro

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Outubro 2023
12:52

A Ucrânia exportou quase 700.000 toneladas de cereais a partir dos seus portos do Mar Negro através do novo corredor aberto em agosto unilateralmente pela Marinha ucraniana, anunciou hoje o ministro da Agricultura de Kiev.

"Conseguimos exportar quase 700 mil toneladas de cereais", disse Mikola Solski aos ministros da Agricultura dos países da União Europeia (UE), que estão reunidos no Luxemburgo desde segunda-feira, segundo um comunicado do Ministério da Agricultura ucraniano.

O ministro explicou que um total de 38 navios saiu dos portos ucranianos através deste corredor, "que funciona graças ao apoio" das forças armadas ucranianas e "à confiança" dos países aliados da Ucrânia.

Solski esclareceu que nem todos os navios que utilizam o corredor se dedicam à exportação de cereais e lembrou que a principal rota de exportação dos cereais ucranianos continua a ser o rio Danúbio.

Só em setembro, adiantou, foram exportadas 2,3 milhões de toneladas de cereais por via fluvial, valor semelhante ao que foi exportado em agosto também por este rio.

O ministro lembrou que, mesmo com este volume de exportações, ainda não é possível escoar toda a produção agrícola ucraniana, e fixou em 6 milhões de toneladas por mês o objetivo de exportações agrícolas que a Ucrânia tem de atingir para que o setor recupere.

Em julho passado, a Rússia retirou-se do chamado acordo de cereais, assinado com a ONU e a Turquia e que, durante um ano, permitiu exportações ucranianas através de três portos do Mar Negro.

Depois de se retirar do acordo, Moscovo declarou um bloqueio militar ao Mar Negro e iniciou uma campanha de bombardeamento das infraestruturas agrícolas e portuárias ucranianas, que ainda continua a atacar.

A Ucrânia respondeu a estas ações da Rússia com um aumento dos ataques de drones e mísseis contra navios russos no Mar Negro, que forçaram a Rússia a retirar a sua frota militar para leste, permitindo a Kiev abrir unilateralmente este novo corredor, que atravessa em grande parte as águas da Roménia, da Bulgária e da Turquia, todos membros da NATO.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas