MADEIRA Meteorologia

Turquia matou ou capturou um alto responsável da guerrilha curda na Síria

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Junho 2023
14:52

Os serviços secretos turcos (MIT) mataram ou capturaram um alto responsável do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), Abdurrahman Cadirci, numa operação no nordeste da Síria, noticiou hoje a imprensa turca.

A agência de notícias oficial turca Anadolu divulgou, citando fontes de segurança, que Cadirci foi localizado pelo MIT na cidade de Qamishli, na Síria, e foi "neutralizado", termo usado pelo Exército turco quer para os militantes capturados quer para os mortos em combate ou num bombardeamento.

As autoridades não deram mais informações sobre a operação em Qamishli, cidade controlada pelas milícias curdas sírias Unidades de Proteção Popular (YPG), que para Ancara é um braço armado do PKK.

Cadirci, nascido em 1956, foi no final dos anos 1990 um dos principais representantes do PKK na Europa, atuou no Líbano e coordenou relações com outras organizações, segundo o jornal turco Cumhuriyet.

Entre 2008 e 2010 foi o elemento de ligação do PKK com Moscovo e desde 2015 foi um dos membros do conselho executivo do grupo, considerado terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas