MADEIRA Meteorologia

Televisão colombiana difunde imagens do momento do salvamento de crianças na selva

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
12 Junho 2023
8:31

A televisão pública colombiana difundiu no domingo imagens do momento em que as quatro crianças indígenas que estavam desaparecidas há 40 dias na selva amazónica depararam com os seus salvadores, também indígenas.

As imagens, captadas de um telemóvel, mostram as quatro crianças visivelmente desnutridas, a mais nova nos braços de um dos homens indígenas, que cantam, fumam tabaco (uma planta sagrada entre a comunidade) e dão graças com alegria.

Um dos indígenas, Nicolas Ordoñez Gomes, contou em estúdio que a primeira coisa que uma das crianças lhe disse quando a pegou ao colo foi que tinha fome.

Uma outra, depois de receber um pouco de comida, disse que a mãe tinha morrido e pediu pão e salsichas.

As quatro crianças, com 11 meses, 4, 9 e 13 anos, estavam desaparecidas na selva amazónica colombiana desde 01 de maio, após a queda de um avião, e foram encontradas na sexta-feira pela equipa que participava nas buscas, que incluiu militares e indígenas.

Os menores viajavam com a mãe e outro acompanhante numa pequena aeronave, um Cessna 206, que desapareceu dos radares a 01 de maio, nas imediações de San José del Guaviare, no sul da Colômbia, para onde se dirigia.

A aeronave foi encontrada a 08 de maio na vertical, com a zona frontal contra o chão, entre uma vegetação densa.

Os meios de salvamento recuperaram três corpos: o do piloto, o da mãe das crianças e o de um dirigente da comunidade indígena Uitoto.

A esperança de que as crianças pudessem ser encontradas com vida foi alimentada pela descoberta, na selva, de objetos pessoais, assim como de fruta parcialmente comida e de um biberão.

A descoberta de um abrigo improvisado, feito de paus e ramos, manteve os socorristas com esperança de que pudesse haver sobreviventes.

A selva é muito densa e perigosa nesta zona particularmente remota e as buscas são dificultadas pela presença de animais selvagens, árvores até 40 metros de altura e chuva intensa.


COLOMBIA. Conmovedor: este es el video del momento exacto del rescate de los niños perdidos en la selva del Guaviare. Así se encontraron los indígenas y los cuatro menores perdidos después del accidente aéreo. pic.twitter.com/AIQoe4BE7S

— Alerta Mundial (@AlertaMundial2) June 12, 2023

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas