MADEIRA Meteorologia

Covid-19: Cuba bate recorde de casos diários e cubanos pedem ajuda à ONU

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Julho 2021
17:34

Cuba bateu hoje o recorde de novos casos de covid-19, pelo segundo dia consecutivo, no dia em que uma centena de cubanos se manifestaram em frente à sede da ONU pedindo uma "intervenção humanitária".

O número de mortes diárias com covid-19 em Cuba subiu hoje para 66 e o número de novas infeções foi de 7.784, segundo um relatório do Ministério de Saúde Pública, quando o país atravessa a terceira e pior vaga da pandemia, tendo já registado 316.383 casos de infeção, incluindo 2.203 mortes, desde o início da crise sanitária.

Em Genebra, Suíça, frente à sede da ONU, cerca de 100 cubanos pediram à alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, uma "intervenção humanitária", alegando que o Governo de Havana não consegue conter a pandemia.

Os cubanos, residentes na Suíça e em outros países europeus vizinhos, gritaram ‘slogans’ como "Pátria e vida!" ou "Abaixo o comunismo!", e leram uma carta a Bachelet na qual destacavam a situação extrema que a ilha vive perante o forte aumento de casos de covid-19.

Entre os participantes estavam membros da Associação para a Democracia em Cuba (ADC), que realizou vários comícios nas Nações Unidas desde o início dos protestos na ilha, em 11 de julho.

"Exigimos uma intervenção perante a crise sanitária que o povo cubano sofre, com a negligência do Governo, que usa a covid-19 como mecanismo de repressão", disse o biólogo Ariel Ruíz Urquiola, um dos participantes do protesto.

Ruíz denunciou que, dos 8.500 milhões de dólares (cerca de 7,2 milhões de euros) que o Governo de Cuba recebe por ano para o envio dos seus médicos para outros países, "só 01% é reinvestido na saúde pública cubana".

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas