MADEIRA Meteorologia

Israel: Exército israelita anuncia trégua na rota de norte para sul de Gaza

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Outubro 2023
8:21

O exército israelita anunciou hoje uma trégua até ao fim da manhã nos bombardeamentos contra os corredores de fuga entre o norte e o sul da Faixa de Gaza.

As forças israelitas "abster-se-ão de atacar os eixos demarcados entre as 08:00 [locais, 06:00 em Lisboa] e as 12:00 [10:00]", declarou o porta-voz do exército, Avichay Adraee, nas redes sociais.

"Para vossa própria segurança, aproveitem este curto espaço de tempo para se deslocarem do norte e da cidade de Gaza para o sul", acrescentou, citado pela agência francesa AFP.

Noutra declaração, o exército disse que tinha designado duas rotas para a população se dirigir para o sul da Faixa de Gaza.

Israel apelou aos cerca de 1,1 milhões de residentes do norte de Gaza, cerca de metade da população do território, para fugirem para sul.

O objetivo é atacar o norte da cidade de Gaza para destruir o centro de operações do movimento islamita Hamas, que matou mais de 1.400 pessoas em Israel em 07 de outubro.

Desde o ataque sem precedentes, Israel tem bombardeado a Faixa de Gaza, matando mais de 2.600 pessoas, segundo as autoridades locais.

A ONU calcula que a guerra entre Israel e o Hamas provocou mais de um milhão de deslocados na Faixa de Gaza desde 07 de outubro.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas