MADEIRA Meteorologia

Jornadas Madeira: Fábio Camacho diz que equipas comunitárias estão a fazer o seu melhor

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Outubro 2022
10:56

Fábio Camacho diz que a rede de cuidados criada veio tornar mais próximo os cuidados aos utentes. Quanto às novas competências dos enfermeiros especialistas, que seriam excelente ajuda para a distribuição de capacidade de ação, o médico diz que em relação à prescrição crónica, exige alguma reflexão e não pode ser feita sem ser chamado o utente.

O médico, coordenador do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) também pediu a palavra para reconhecer limitações das equipas comuntárias apontadas pelo psiquiatra Daniel Neto. Disse que o Serviço de Psiquatria está bem melhor que há uma dúzia de anos e sublinhou que as equipas de Santo António, Nazaré, Bom Jesus estão a manter o seu funcionamento e dão a resposta que é a possivel dar. "Acreditamos que, agora com mais psiquiatras, a resposta seja ainda mais rápida".

Nuno Neves, da Ordem dos Enfermeiros, referiu não duvidar que a rede de centros de saúde é boa mas afirmou que, muitas vezes, a resposta dada não é em tempo útil. O psiquiatra Daniel Neto, que fez uma aplicação para as pessoas aprenderem a lidar com a ansiedade e depressão, insistiu que não existem equipas comunitárias na Madeira. São equipas dedicadas à esquizofrenia e à doença bipolar, as mais graves da Saúde Mental.

Carla Ribeiro

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas