MADEIRA Meteorologia

Governo Regional e Banco Português de Fomento assinaram protocolo de cooperação

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
20 Junho 2023
13:11

Decorreu esta manhã a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Governo Regional e o Banco Português de Fomento (BPF), que tem por objetivo a redução do impacto da atual conjuntura económica externa e dos constrangimentos no acesso a produtos e serviços do mercado financeiro que recaem sobre as empresas regionais.

Conforme explicado por ocasião da cerimónia, que decorreu no Salão Nobre do Governo Regional, este protocolo de cooperação visa a concertação de esforços e a integração de contributos de ambas as partes, com vista a permitir a disponibilização do Banco Português de Fomento de instrumentos financeiros acessíveis a empresas sedeadas da Região, em condições adequadas, que lhes permitam colmatar a dificuldade no acesso aos mecanismos tradicionais de crédito. Isto traduz-se numa resposta "efetiva e concreta" às restrições de tesouraria, de capitalização e de investimento que enfrentam as empresas regionais.

Assim, o BPF compromete-se a propor a representação do Executivo madeirense no Conselho Consultivo do Banco Português de Fomento através de pelo menos um representante, assegurando desta forma que a Região é auscultada na definição das caraterísticas dos seus instrumentos financeiros, nas suas linhas de crédito e em outras operações, de modo a que sejam sempre consideradas as especificidades do tecido económico empresarial.

Vai garantir também a opção de participação da Região na definição das soluções financeiras que venham a ser desenvolvidas e criadas pelo BPF especificamente para as empresas da RAM, com vista a "financiar operações e instrumentos financeiros através do banco em benefício das empresas sedeadas na Região".

O BPF pode ainda lançar linhas de crédito, assim como outras operações destinadas às empresas regionais, utilizando para o efeito recursos específicos colocados à disposição do banco, e aos quais as empresas se poderão candidatar "em condições de igualdade com os restantes candidatos empresariais nacionais".

Entre as mais valias está também o compromisso do BPF de divulgar junto de potenciais investidores os projetos de investimento propostos para financiamento por parte dos empresários regionais, "diversificando e melhorando os instrumentos financeiros de apoio ao tecido empresarial da Região, potenciando a concretização de negócios e alavancagem das empresas da Região".

As ações organizadas neste âmbito serão, naturalmente, divulgadas pelo Governo Regional.

Catarina Gouveia

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas