MADEIRA Meteorologia

Futebolista Rafael Leão é Way 45 na música e edita álbum de estreia sexta-feira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Junho 2023
10:31

Persistência é a palavra que o futebolista português Rafael Leão encontra em comum entre o futebol, onde já é uma estrela, e a música, onde está a dar os primeiros passos e encontrou um refúgio.

Nos campos de futebol é Rafael Leão, jogador do AC Milan e da seleção portuguesa, no mundo das ‘rimas e batidas’ é Way 45, que edita na sexta-feira o álbum de estreia, "My life in each verse".

A música fez sempre parte da vida de Rafael Leão - o pai foi cantor de semba e tem um tio DJ -, mas o sonho sempre foi o futebol.

"Desde miúdo sempre quis jogar à bola, sempre tive a bola perto de mim, com os meus amigos [no bairro], dentro de casa. Deus deu-me o dom para conseguir ser alguém no mundo do futebol, mas se não tivesse [esse dom], acho que iria pelo futebol também, porque a bola sempre esteve perto mesmo", contou, em entrevista à Lusa.

Rafael Leão recordou que só em 2020 começou a dedicar-se a criar música: "Fiquei um mês em casa, não tinha quase nada para fazer, não podíamos sair de casa, e eu estava em Itália, onde a covid-19 estava muito ativa".

Antes disso já tinha escrito "algumas coisas", mas nunca tinha juntado instrumentais.

"Na quarentena foi quando comecei a experimentar as minhas letras em certos instrumentais e mostrei a algumas pessoas que estavam dentro da música, para sentir o ‘feedback’, e o ‘feedback’ foi bom", afirmou.

Começou por usar "instrumentais da internet" e depois passou aos criados por produtores da 608 Records, editora que tem com o amigo e ‘manager’ Leandro Twix.

Com o tempo, foi ganhando confiança e decidiu fazer o primeiro álbum. Em janeiro de 2021, chegou o EP "Beginning".

Way 45 faz a música que ouve: ‘rap’, sobretudo ‘trap’. Entre as suas maiores influências estão os norte-americanos Roddy Ricch, Lil Durk e Lil Baby.

Canta em português, mas em "My life in each verse" há "um tema ou outro" também em inglês.

O nome que Rafael Leão adotou na música remete para o código postal do bairro da Jamaica, no Seixal (2845), onde cresceu e regressa sempre que pode. ‘Way’ significa caminho ou via, em inglês.

"O significado é nunca te esqueças de onde vieste, por onde

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas