MADEIRA Meteorologia

Torre do Capitão recebe 'Metamorfose'

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Outubro 2023
10:57

Mostra de GILSO (Gilberto Soares) será inaugurada esta terça-feira, pelas 15 horas, na Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro.

A Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro, espaço tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, inaugura esta terça-feira, dia 24 de outubro, pelas 15 horas, a mostra "Metamorfose" de GILSO (Gilberto Soares). Trata-se de uma exposição de 12 trabalhos de pintura sobre tela daquele autor. O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marca presença no evento.

GILSO nasceu na Calheta, em 1952. Possui o ensino secundário liceal e frequentou o curso de pintura decorativa na Escola Industrial e Comercial do Funchal. Ao longo da sua carreira como pintor, participou em inúmeras exposições, individuais e coletivas, um pouco por todo o país. Pelo caminho destaca-se o 2º lugar no concurso de desenho e pintura organizado pelo INATEL do Funchal em 1978. Mais recentemente, ilustrou o livro "A curva dos dias" de Agostinho Soares, editado em 2022.

É aliás Agostinho Soares que, no texto de apresentação desta mostra, escreve: "Metamorfose, de Gilberto Soares (GILSO), é uma exposição sobre o Tempo, esse vento incessante, ainda que, por vezes, se disfarce em dias de folhas paradas (…) Nesta Metamorfose, o Tempo aparece-nos, no entanto, como um arquiteto, ou melhor, um artista demiúrgico, que nos permite questionar, afinal, sobre que entidade se opera a mudança: sobre a realidade objetiva ou sobre o observador, ele próprio autor do processo de transformação da pedra, da água, das formas e das cores?"

"Metamorfose" estará patente ao público, no normal horário de funcionamento da Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro", até ao dia 17 de novembro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas