MADEIRA Meteorologia

D. Teodoro doou coleção de ícones ao Museu de Arte Sacra do Funchal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Outubro 2023
12:20

O bispo D. Nuno Brás anunciou, hoje, que D. Teodoro de Faria procedeu à doação da sua coleção de ícones ao Museu de Arte Sacra do Funchal, onde já esteve exposta temporariamente, mas ao qual regressa agora de forma permanente.

O anúncio foi feito esta manhã na cerimónia de tomada de posse da nova direção executiva deste espaço museológico, que a partir de agora será comandado por Graça Alves.

A este propósito, a nova responsável reiterou a importância do acervo do bispo emérito, o qual diz ser "muito valioso, até porque traz ao museu a possibilidade de interpor "outros diálogos com outras religiões".

"Esta questão ortodoxa é extremamente importante. E se nós queremos ser uma casa aberta, temos de falar de Deus de diversas maneiras", vincou, em declarações à comunicação social, reiterando que a riqueza deste património é "inquestionável".

Mais aditou que o MASF está disponível para incorporar outras peças, até porque a sua missão é a de preservar estes artefactos.

"E há muitas peças que estão nas igrejas e que precisam muitas vezes de restauro e conservação. Sendo das paróquias e do povo, este pode ser um lugar onde elas tenham um outro olhar e cuidado e que possam estar à fruição pública", afirmou, realçando que este espaço museológico é também "um lugar onde também se reza".

"Há obras aqui que são do princípio de nós, como madeirenses. Portanto, esta possibilidade de contemplar é muito importante", asseverou.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas