MADEIRA Meteorologia

Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Funchal aborda obra de João dos Reis Gomes

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Maio 2022
17:52

O Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Funchal realiza a 7.ª sessão, no próximo dia 27 de maio. Como convidado estará Paulo Figueira, que abordará a obra do escritor João dos Reis Gomes. Na moderação estará Cláudia Sousa (Copywriter e jornalista).


João dos Reis Gomes, nasceu na freguesia da São Pedro, Funchal, a 5 de janeiro de 1869. É filho de João Gomes Bento e de Maria Gertrudes de Castro Gomes Bento.


Frequentou o Liceu do Funchal e durante essa época alistou-se como voluntário no Exército, no extinto Regimento de Caçadores 12. Um ano depois, seguiu para Lisboa onde concluiu com altas distinções os cursos das Escolas Politécnica e do Exército, tendo sido despachado alferes a 29 de dezembro de 1892. Entre 1892 e 1917 pertenceu ao quadro de arma de Artilharia, passando à reserva no posto de major em 31 de março de 1917.


A sua carreira de professor foi iniciada no magistério do ensino secundário em 1900 como professor provisório do Liceu do Funchal. Durante 28 anos prestou serviços nessa instituição na secção das Ciências, cargo que teve de abandonar por incompatibilidade legal como professor efetivo do ensino técnico da Escola Industrial do Funchal.


Ao deixar o cargo de professor do liceu, os antigos alunos prestaram-lhe em 15 de julho de 1928 uma consagração pública que constou de sessão solene no salão nobre do Teatro Municipal do Funchal, com a presença das autoridades em que foi lida uma mensagem dos seus antigos alunos e descerrada uma lápide de mármore com o seu nome e aquela data.


Em dezembro de 1922 promoveu e orientou as festas do 5.º Centenário da Descoberta da Madeira e em outubro de 1927 organizou a Delegação no Funchal da Sociedade Histórica de Independência de Portugal. Foi sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, sócio de honra da Federação das Academias de Letras do Brasil, vogal do Instituto de Portugal (antiga Academia de Portugal) e sócio correspondente da Sociedade de História de Portugal.


-------------------

Paulo Figueira é licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa, mestre em Estudos Interculturais, com a dissertação Percursos da subjetividade pós-modernista: contributo para a análise das poéticas de José Agostinho Baptista e Eduardo White, e doutorado em Ilhas Atlânticas - História, Património e Quadro Jurídico Institucional, com a tese João dos Reis Gomes: contributo literário para a divulgação da História da Madeira. É membro integrado do CEComp - Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e é membro colaborador do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias.


As inscrições deverão ser formalizadas até ao dia 26, para o email biblioteca.municipal@funchal.pt, com a indicação do nome, idade, endereço de e-mail e nº telemóvel, sendo consideradas por ordem de chegada, até o máximo de 15 participantes por sessão.


Após o fecho das inscrições, os participantes receberão por e-mail e telefone a confirmação da sua inscrição na sessão desse mês.

Hélder Teixeira

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas