MADEIRA Meteorologia

‘Cinema(s) Periférico(s)’ da revista TRANSLOCAL apresentado dia 21 de abril no TMBD

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
12 Abril 2022
11:11

Dando continuidade ao projeto editorial inaugurado em 2017 e desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal do Funchal, o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da UMa e a Imprensa Académica, a revista TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas apresentará o seu n.º 3 anual, no próximo dia 21 de abril, pelas 17h 30m, no Teatro Municipal de Baltazar Dias.

Com o tema de capa "Cinema(s) Periférico(s)", esta terceira ediçãotem a coordenação de Maria do Carmo Piçarra (ICNova e UAL) e de Ana Salgueiro (UMa-CIERL, CECC-UCP), reunindo um conjunto de 18 trabalhos de géneros diversos (ensaio visual, ensaio académico, artigo, entrevista, testemunho e recensão crítica), assinados por autores (artistas e investigadores) de várias nacionalidades e que abordam o tema de capa desta nova edição anual impressa, a partir da perspetiva de diversas áreas disciplinares: estudos de cinema e estudos de cultura, arquitetura e urbanismo, história, filosofia e artes visuais.

"Gerado no contexto de uma modernidade urbana, cosmopolita e escopofílica, em que a invenção de novos aparelhos e técnicas se cruzou ora com o experimentalismo estético e criativo, ora com o interesse jornalístico, científico e artístico de documentar visualmente a realidade, o cinema, quer como modo de expressão e de representação artística, quer como modo de comunicação, assumiu um protagonismo axial na reconfiguração das sociedades contemporâneas, na definição das suas fronteiras e na hierarquização dos sistemas ecossocioculturais. Fê-lo, potenciando a circulação, a transferência e a reimaginação de valores e contribuindo para dinâmicas sociais, culturais, políticas e económicas estruturantes do mundo contemporâneo, desde o final do século XIX", recorda uma nota enviada à redação.

Os trabalhos agora editados no n.º 3 da revista TRANSLOCAL discutem muitas das questões que subjazem a esses processos não só na Madeira, mas também em outras geografias.

Após a apresentação do n.º 3 da TRANSLOCAL, Lúcia Nagib (realizadora e professora de Estudos Fílmicos na University of Reading, UK) apresentará, pelas 18h15, a conferência "Onde Fica A Periferia Num Mundo Redondo?".

Em articulação com o lançamento desta mais recente edição da revista, nos dias 22 e 23 de abril, pelas 21h, o projeto Screenings Funchal (parceiro da TRANSLOCAL) exibirá no Cinema NOS do Fórum Madeira, o filme ‘Passagens: o Cinema Brasileiro entre mídias, tempos e espaços’ (2019) dos investigadores e realizadores brasileiros Lúcia Nagib e Samuel Paiva. A sessão do dia 23 de abril (sábado) contará com a presença da realizadora, para uma conversa sobre o filme, após a sua projeção.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas