A Banda Municipal de Santana assinala, na próxima segunda-feira, dia 44 de abril, 96 anos de existência, sendo que para comemorar a data tem preparadas suas atividades.
São elas uma marcar presença no programa Madeira Viva da RTP, quer para a animação dos momentos musicais do programa, quer para entrevista, e ainda a publicação nas suas redes sociais de um conjunto de episódios que reúnem o testemunho da população de todas as freguesias do concelho de Santana, com o relato de memórias e opiniões sobre esta filarmónica.
Conforme esclarece o grupo numa nota enviada à redação, a banda pretende retomar a sua atividade, quer através da retoma dos tradicionais arraiais, quer através da realização de um Ciclo de Concertos Eucarísticos, apresentando ao público madeirense um novo tipo de reportório e de sonoridade, que será composto mais especificamente por Marchas de Procissão Solenes, bem como outras composições litúrgicas.
Atualmente, a Banda Municipal de Santana é composta por 40 executantes, tendo ainda uma escola de aprendizes, com ensino gratuito, que conta com 30 crianças e adultos inscritos.
Edna Baptista