MADEIRA Meteorologia

RIR denuncia caos no Lar da Bela Vista

Data de publicação
05 Setembro 2024
9:19

Em causa, a avaria de equipamentos necessários para poder garantir o bem-estar dos utentes, segundo a coordenadora regional do Partido Reagir Incluir Reciclar, Liana Reis.

“No passado dia 15 de Julho denunciamos a avaria das caldeiras daquele estabelecimento, obrigando a que os funcionários tenham de aquecer a água para prestação dos cuidados de higiene em chaleiras e no fogão, o que traduz uma sobrecarga de trabalho e acima de tudo a privação de um banho completo no WC por parte dos idosos lá institucionalizados. Segundo notícia publicada num matutino regional dia 4 de Setembro, a Associação Atalaia Living Care fala de uma remodelação estrutural interna, tendo promovido mais 2 cargos dirigentes subordinados à Direção da mesma. Ora, no entender do Partido Reagir Incluir Reciclar, para esta associação é mais importante arranjar mais 2 “tachos” do que proporcionar qualidade de cuidados prestados aos idosos e condições dignas de trabalho aos seus funcionários”, começa por enquadrar o documento à imprensa.

“Supostamente e segundo informação dada pela presidente da direção, haverá uma reunião agendada para dia 6 do corrente mês para discussão da situação da central térmica com o Instituto de Segurança Social da Madeira. Com muita revolta pela situação vivida naquele estabelecimento, o Partido Reagir Incluir Reciclar entende que esta reunião é efetivamente tardia e que o Instituto de Segurança Social da Madeira não deixa de também ser responsável por estas ocorrências. Ainda que seja realizada a reunião, que sejam iniciados os procedimentos necessários para um eventual apoio por parte do ISSM, durante quanto tempo mais assistiremos a estes maus tratos aos idosos institucionalizados? É que não se trata apenas da questão de atrasos e constrangimentos em relação à prestação dos cuidados de higiene, mas também a um atraso na restante rotina daquela instituição, nomeadamente o horário do pequeno almoço, que é servido muito mais tarde, como consequência desta negligência da Associação Atalaia Living Care. É necessário agir urgentemente em relação a estas situações. Todos têm direito a cuidados humanizados e numa ERPI e mesmo nas unidades de saúde estes não podem falhar. O Partido Reagir Incluir Reciclar vem desta forma apelar aos verdadeiros partidos da oposição com assento parlamentar para que não deixem esta situação de negligência cair no esquecimento e que nos ajudem nesta luta pela dignidade dos cuidados prestados aos idosos institucionalizados em estabelecimentos geridos pela Associação Atalaia Living Care”, é complementado.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas