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Recrutamento de recenseadores para os Censos 2021 já está aberto na Madeira

JM-Madeira

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Data de publicação
06 Janeiro 2021
12:14

No 2.º trimestre de 2021, o Instituto Nacional de Estatística, I. P. vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação - CENSOS 2021, a maior operação estatística realizada em Portugal. Na Região Autónoma da Madeira, a coordenação vai estar a cargo da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).

De acordo com comunicado da Vice-Presidência do Governo Regional, os Censos vão "contar" todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A recolha de dados será feita preferencialmente através do autopreenchimento de questionários pela Internet.

A dimensão desta operação estatística implica o recrutamento de cerca de 230 recenseadores na Região Autónoma da Madeira, em regime de Contrato de Prestação de Serviços, que serão, resumidamente, responsáveis por:

- Distribuir cartas com códigos para acesso a resposta por internet;

- Assegurar a totalidade das respostas;

- Prestar todos os esclarecimentos necessários às famílias sobre a resposta aos CENSOS;

- Recolher/confirmar a informação de edifício;

- Recolher e registar as respostas em alojamentos que não respondem pela internet;

- Proceder à validação da informação recolhida, de acordo com as orientações recebidas.

Candidaturas
As candidaturas são obrigatoriamente formalizadas, até 15-02-2021, através do preenchimento online do formulário disponível em recrutamento.ine.pt (RECENSEADORES CENSOS2021).

Serão pré-selecionadas/os e convocadas/os para entrevistas de seleção apenas as/os candidatas/os que melhor se enquadrem nos requisitos definidos, de acordo com as necessidades a que se candidatarem e a calendarização da seleção prevista (previsivelmente entre fevereiro e março de 2021).

Quanto ao perfil dos candidatos, estes devem ter habilitações académicas ao nível do 12º ano (preferencialmente); competências ao nível da microinformática e da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); smartphone [Android 5.0 ou iOS 12 ou superior] (com ecrã de 5 polegadas ou superior) com ligação à internet ou Tablet com ligação à internet; capacidade para estabelecer contactos interpessoais, ser cordial, agradável, metódica/o e rigorosa/o; conhecer bem a zona geográfica para a qual se candidata; disponibilidade aos fins de semana e durante a semana a tempo parcial; disponibilidade de transporte próprio (preferencialmente).

Requisitos para contratação (a efetuar em regime de prestação de serviços):
o Estar coletado/a nas Finanças como trabalhador/a independente ou a possibilidade de recorrer ao Ato Isolado;

o Estar inscrita/o na Segurança Social como Trabalhador/a Independente ou estar Isento/a;

o Não possuir dívidas às Finanças e à Segurança Social;

o Disponibilidade para participar em sessão informativa referente à atividade a desenvolver. Excecionalmente nos termos do DL 54/2019 de 18 de abril podem candidatar-se:

o As/Os trabalhadoras/es que exercem funções públicas podendo acumular essas funções com o exercício de funções públicas remuneradas;

o As/Os aposentadas/os, reformadas/os, reservistas fora da efetividade e equiparados.

Condições
o Contrato de Prestação de Serviços com a duração de cerca de 2 meses (entre abril e junho de 2021);

o O pagamento pelos serviços prestados varia em função dos resultados apresentados (um recenseador com 600 alojamentos atribuídos e que termine o seu trabalho em 6 semanas receberá em média 1500€).

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