No 2.º trimestre de 2021, o Instituto Nacional de Estatística, I. P. vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação - CENSOS 2021, a maior operação estatística realizada em Portugal. Na Região Autónoma da Madeira, a coordenação vai estar a cargo da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).
De acordo com comunicado da Vice-Presidência do Governo Regional, os Censos vão "contar" todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A recolha de dados será feita preferencialmente através do autopreenchimento de questionários pela Internet.
A dimensão desta operação estatística implica o recrutamento de cerca de 230 recenseadores na Região Autónoma da Madeira, em regime de Contrato de Prestação de Serviços, que serão, resumidamente, responsáveis por:
- Distribuir cartas com códigos para acesso a resposta por internet;
- Assegurar a totalidade das respostas;
- Prestar todos os esclarecimentos necessários às famílias sobre a resposta aos CENSOS;
- Recolher/confirmar a informação de edifício;
- Recolher e registar as respostas em alojamentos que não respondem pela internet;
- Proceder à validação da informação recolhida, de acordo com as orientações recebidas.
Serão pré-selecionadas/os e convocadas/os para entrevistas de seleção apenas as/os candidatas/os que melhor se enquadrem nos requisitos definidos, de acordo com as necessidades a que se candidatarem e a calendarização da seleção prevista (previsivelmente entre fevereiro e março de 2021).
Quanto ao perfil dos candidatos, estes devem ter habilitações académicas ao nível do 12º ano (preferencialmente); competências ao nível da microinformática e da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); smartphone [Android 5.0 ou iOS 12 ou superior] (com ecrã de 5 polegadas ou superior) com ligação à internet ou Tablet com ligação à internet; capacidade para estabelecer contactos interpessoais, ser cordial, agradável, metódica/o e rigorosa/o; conhecer bem a zona geográfica para a qual se candidata; disponibilidade aos fins de semana e durante a semana a tempo parcial; disponibilidade de transporte próprio (preferencialmente).
o Estar inscrita/o na Segurança Social como Trabalhador/a Independente ou estar Isento/a;
o Não possuir dívidas às Finanças e à Segurança Social;
o Disponibilidade para participar em sessão informativa referente à atividade a desenvolver. Excecionalmente nos termos do DL 54/2019 de 18 de abril podem candidatar-se:
o As/Os trabalhadoras/es que exercem funções públicas podendo acumular essas funções com o exercício de funções públicas remuneradas;
o As/Os aposentadas/os, reformadas/os, reservistas fora da efetividade e equiparados.
o O pagamento pelos serviços prestados varia em função dos resultados apresentados (um recenseador com 600 alojamentos atribuídos e que termine o seu trabalho em 6 semanas receberá em média 1500€).