MADEIRA Meteorologia

Pedro Ramos reforça parcerias na área da digitalização e investigação nos EUA

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Maio 2022
10:42

No decorrer da sua deslocação aos Estados Unidos da América, o responsável pela tutela da Saúde e Proteção Civil na RAM, Pedro Ramos, faz um balanço positivo da sua visita de trabalho, sustentando que tem contribuído para "aprofundar e consolidar mais conhecimentos no sentido de tornar o novo Hospital Central e Universitário da Madeira uma verdadeira Hub, o centro do novo ecossistema da Saúde da Região para os próximos 20 anos".

Na América, Pedro Ramos, já teve a oportunidade reunir com altos responsáveis de Universidades e instituições de renome, nomeadamente da Universidade em Berkeley, São Francisco, onde teve a possibilidade de conhecer as instalações e de reunir com os Professores Shomit Ghose e Carlos Baradello, além do fundador na North Face, Hap Klopp, "parceiros empreendedores da nossa sociedade atual, do mundo digital e das startups que existem a nível mundial".

Prosseguiu a visita à Universidade da Califórnia, Riverside, entidade parceira do Governo Regional há cerca de dois anos, através do H-INNOVA - Health Innovation Hub, onde foi possível reunir com os responsáveis da Universidade e consolidar toda a estratégia já existente.

Em Riverside, Pedro Ramos foi recebido pelo Vice-Chanceler Associado para Parcerias Tecnológicas e pela equipa afeta a esse departamento para conhecer o funcionamento das incubadoras startups da Universidade da Califórnia "os contactos foram muito profícuos através do H-INNOVA com os os intervenientes locais, procurando conhecer melhor o ecossistema que foi criado em Riverside com impacto direto na população local de 300 mil habitantes, com investigação focada na população".

O programa também contemplou uma visita ao Texas Medical Center (Hospital MD Anderson), na Cidade de Houston, acompanhada pelo professor e investigador Raghu Kalluri e pelo Diretor da área digital, Professor David Jaffray. Esta visita ao Texas Medical Center, considerado o maior centro médico do mundo, referência mundial na área de pesquisa e tratamento do cancro e sede do maior hospital pediátrico mundo, permitiu conhecer os avanços na área da Inteligência Artificial e Machine Learning e, ainda, os benefícios das tecnologias de realidades virtual e aumentada para a performance de excelência deste centro médico "um dos hospitais onde a digitalização é uma realidade em todo o seu funcionamento".

Refira-se que o professor e investigador Raghu Kalluri abriu o Champalimaud Centre em 2008, sendo responsável pela implementação dos laboratórios de investigação do Centro Clínico Champalimaud (CCC). Raghu Kalluri é orientador de teses de doutoramento em Portugal e está também ligado ao Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).

Seguiu-se uma visita ao Steward Health Care Headquarters, em Dallas, uma referência na área da inovação, Inteligência Artificial e Machine Learning, onde teve a oportunidade de contactar com a equipa de Ralph de La Torre, CEO do operador privado, com quem já reuniu na RAM em julho de 2021.

A visita de Pedro Ramos aos Estados Unidos prossegue até ao dia 29 de maio, estando ainda programadas diversas reuniões com várias entidades de Saúde, e uma visita à Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard.

"A visita à América acontece num momento em que o novo hospital já está em construção e que se pretende garantir as melhores condições de trabalho aos profissionais e as soluções mais inovadoras para uma prestação de excelência, sendo que a digitalização e inovação potenciam melhores cuidados e maior proximidade ao utente", refere uma nota do gabinete da Secretaria Regional da Saúde.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas