MADEIRA Meteorologia

Moradores da Fajã das Galinhas acolhidos no Centro Comunitário ‘Vila Viva’

Data de publicação
17 Agosto 2024
19:06

Oito famílias, num total de 19 pessoas, do sítio da Fajã das Galinhas, estão a ser acolhidas no Centro Comunitário ‘Vila Viva’, no Estreito de Câmara de Lobos.

A evacuação do sítio, conforme o JM Online noticiou esta tarde, foi ordenada por precaução, devido à proximidade dos incêndios que lavram no concelho.

A secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude esteve presente, ao longo do dia, no local e acompanhou a retirada dos moradores.

Segundo Ana Sousa, “o objetivo passa por prevenir e garantir a proteção e o bem-estar destas famílias, uma vez que o fogo não chegou a esta zona residencial, pelo que a transferência surge como uma medida de prevenção”.

“Estamos a acompanhar, com prudência e podemos afirmar que, neste trabalho em articulação com as entidades municipais que têm feito um trabalho notável, estando muito presentes e ativos no acompanhar da situação, nomeadamente, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e Juntas de Freguesia locais, bem como o Instituto de Segurança Social da Madeira e a Proteção Civil, tudo faremos para garantir a proteção e o bem-estar destas famílias que, por força maior, foram obrigadas a sair da sua zona residencial como medida de prevenção, visto que até ao momento, felizmente, nenhuma destas famílias viu a sua habitação ser atingida pelos incêndios. Estas famílias encontram-se estáveis e todos os meios estão a ser assegurados para que se possam sentir tranquilas, face à situação atual. O nosso maior foco é garantir que continuamos neste caminho de prevenção, vigilantes e atentos ao desenvolver da situação”, esclarece Ana Sousa em comunicado enviado pelo respetivo gabinete.

A governante adianta ainda que o Instituto de Segurança Social da Madeira disponibilizou 3 ajudantes domiciliárias para acompanhar 4 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D), na Igreja do Curral e que irão pernoitar no Pavilhão do Curral das Freiras.

Lembra a mesma fonte que o SESARAM disponibilizou duas linhas de apoio a todos os utentes da RAM, uma linha de Apoio Psicológico assegurada pelo Serviço de Psicologia do SESARAM, com o número 969320140, e a linha de apoio SRS 24h, assegurada pelo Gabinete de Apoio à Família com o número 800 24 24 20. Encontra-se também disponível a Linha Nacional de Emergência Social - 144.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas