MADEIRA Meteorologia

Miguel Albuquerque no 2.º aniversário do Museu da Fotografia da Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Julho 2021
16:08

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará esta quinta-feira, pelas 18 horas, no Museu de Fotografia da Madeira, que assinala o segundo ano da sua reabertura ao público, depois de obras profundas de reabilitação da responsabilidade do Executivo madeirense.

O "Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s", localizado na Rua da Carreira, constitui um dos ex-libris da Região Autónoma da Madeira, pelo acervo que possui, que ascende 3 milhões de negativos e positivos, para além do seu riquíssimo espólio, nomeadamente ao nível de máquinas fotográficas e cenários oitocentistas.

Trata-se do único museu em Portugal dedicado exclusivamente à fotografia e é reconhecido a nível internacional, tendo ainda sido galardoado pela Associação Portuguesa de Museologia com o prémio do Museu do Ano 2020, o que constituiu o melhor reconhecimento ao investimento que ali foi realizado pelo Governo Regional.

O Museu de Fotografia realizou ao longo destes dois anos, mais de 60 visitas guiadas a escolas oriundas dos vários concelhos da Região Autónoma da Madeira, incluindo Porto Santo.

Por outro lado, participou em vários eventos, como o "Congresso Internacional de Fotografia e Viagem", organizou 4 exposições temporárias, com destaque para "Tesouros da Fotografia Portuguesa", "Imagens Nómadas" e, mais recentemente, com "João Pestana - Retrospetiva da obra fotográfica".

Diariamente, e desde janeiro de 2020, altura em que foi criada a página Facebook do museu, passou a realizar a publicação de conteúdos originais do acervo do museu.

Além de tudo isto, em maio deste ano, a equipa dos serviços educativos implementou o projeto "Do Museu à Escola", com conferências e atividades em várias escolas da Região, bem como a criação de exposições itinerantes sobre património cultural imaterial, nomeadamente no Funchal e Caniçal.

Uma das particularidades do Museu de Fotografia da Madeira foi igualmente a aposta forte e consistente nas plataformas digitais em especial nos meses em que mais se fizeram sentir as restrições de confinamento devido à pandemia, em particular em 2020".

Foi igualmente um dos palcos escolhidos para a série de vídeos online ‘Visitas Cantadas’ e ‘Arts online’, eventos promovidos pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, e realizou também vídeos e concursos online que marcaram as efemérides que a Direção Regional da Cultura assinala anualmente, como o Carnaval, o Dia do Pai, o Dia da Mãe e a Páscoa, criando, desta forma, uma interação com as várias faixas etárias, através de publicações dos trabalhos recebidos via email.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas