João Vieira Martins, médico madeirense de Saúde Pública, é candidato ao lugar de Diretor-Geral da Saúde.
"Estamos em tempos de mudança e de reforço da Saúde Pública em Portugal, com o envolvimento de todos os sectores, muito para além da saúde, sendo crucial esta aposta para o real ganho em saúde e bem-estar", refere o médico a exercer atualmente funções na Direção-Geral da Saúde. "A DGS é uma instituição de referência nacional e além-fronteiras, mas urge uma forte aposta nos seus profissionais e em atrair talento, criar pontes e sinergias com os profissionais de excelência que são produzidos em Portugal para uma Saúde Pública robusta, de todos e para todos" , acrescenta.
O especialista é mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e pós-graduado em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde, pela NOVA IMS, e em Data Science & Business Analytics, pelo ISEG Executive Education.
A aposta no uso das ferramentas digitais, como a Inteligência Artificial, poderá produzir mais informação e conhecimento, com tradução em melhores políticas de saúde que sejam aceites pelos indivíduos e pelas comunidades e que sirvam para um consumo mais eficiente dos serviços de saúde. "Na era da informação, temos a obrigação de tirar o melhor proveito do digital para capacitar os cidadãos para a tomada das melhores decisões, para a assimilação dos fatores promotores à sua saúde e bem-estar e a consequente redução da pressão sentida nos serviços de saúde atualmente." afirma o candidato.
Para João Vieira Martins, o impacto das alterações climáticas na saúde, a preparação para futuras ameaças à saúde, o envelhecimento da população e a saúde mental são desafios nos quais se pretende focar nos próximos anos, se for nomeado.
Daniel Faria