MADEIRA Meteorologia

Médico madeirense candidata-se a Diretor-Geral da Saúde

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Junho 2023
16:38

João Vieira Martins, médico madeirense de Saúde Pública, é candidato ao lugar de Diretor-Geral da Saúde.

"Estamos em tempos de mudança e de reforço da Saúde Pública em Portugal, com o envolvimento de todos os sectores, muito para além da saúde, sendo crucial esta aposta para o real ganho em saúde e bem-estar", refere o médico a exercer atualmente funções na Direção-Geral da Saúde. "A DGS é uma instituição de referência nacional e além-fronteiras, mas urge uma forte aposta nos seus profissionais e em atrair talento, criar pontes e sinergias com os profissionais de excelência que são produzidos em Portugal para uma Saúde Pública robusta, de todos e para todos" , acrescenta.

O especialista é mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e pós-graduado em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde, pela NOVA IMS, e em Data Science & Business Analytics, pelo ISEG Executive Education.

A aposta no uso das ferramentas digitais, como a Inteligência Artificial, poderá produzir mais informação e conhecimento, com tradução em melhores políticas de saúde que sejam aceites pelos indivíduos e pelas comunidades e que sirvam para um consumo mais eficiente dos serviços de saúde. "Na era da informação, temos a obrigação de tirar o melhor proveito do digital para capacitar os cidadãos para a tomada das melhores decisões, para a assimilação dos fatores promotores à sua saúde e bem-estar e a consequente redução da pressão sentida nos serviços de saúde atualmente." afirma o candidato.

Para João Vieira Martins, o impacto das alterações climáticas na saúde, a preparação para futuras ameaças à saúde, o envelhecimento da população e a saúde mental são desafios nos quais se pretende focar nos próximos anos, se for nomeado.

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas