MADEIRA Meteorologia

Governo Regional estuda Via Expresso entre a Ponta do Sol e os Canhas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Julho 2021
11:58

Pedro Fino revelou no hemiciclo madeirense que o Governo Regional tem já em fase de estudo uma Via Expresso entre a Ponta do Sol e os Canhas, mas que será prematuro falar, para já, em datas.

No debate sobre o Estado da Região, a ronda que se seguiu de pedidos de esclarecimentos, foi da exclusiva responsabilidade de deputados do PSD.
Rubina Leal historiou aquilo que vai sendo o combate à crise pandémica, acentuado que "o Governo não parou" a sua obra, apesar de ter que se reinventar nos apoios, e pediu um ponto de situação ao estado do novo hospital.
Bernardo Caldeira lembrou que em 2015 o Porto Santo queria encetar uma recuperação turística e que "felizmente conseguimos", elogiando o desempenho do Governo Regional, registando, também o que está previsto para o futuro, com destaque para a nova Unidade de Saúde Local.
Já Gualberto Fernandes, disse que "desde que Miguel Albuquerque está no Governo já investiu 37 milhões de euros na Ponta do Sol", enumerando muitas das obras feitas no concelho e, por outro lado, reavivado as promessas feitas pela atual vereação municipal, que estão ainda por cumprir.
Pedro Calado disse a Rubina Leal que, em relação ao novo hospital, "aquilo que dependia do Governo Regional está feito e a obra está no terreno. Todos os projetos de expropriação estão 99% concretizados, um está em litígio, por desacordo de valores. Antes de começar, já haviam sido aplicados 26 ME em processos de expropriação".
"Falta saber como vai a República assumir os 50%", disse ainda, lamentando que "sempre que tentamos falar com o Ministro das Finanças sobre esta matéria, não há disponibilidade dele para o fazer. Mas vamos continuar a insistir…".
Já Rui Barreto, que tutela a Economia, assegurou que foram investidos "7,5 ME em medidas de apoio à economia local do Porto Santo", lembrou a extensão do subsídio de mobilidade durante todo o ano, e frisou que os porto-santenses reconhecem estes investimentos.
Quanto a Pedro Fino explicou algumas obras na Ponta do Sol, fazendo um ponto de situação da obra e projetou o que estará no terreno num futuro próximo. Quanto à Via Expresso entre a Ponta do Sol e os Canhas, uma questão levantada por Gualberto Fernandes, o secretário regional que tutela o Equipamento e Infraestruturas, assegurou que "o Governo Regional está atento a essa via, sabe que é uma obra importante", relevando que "incluímos uma rubrica para estudo do projeto, que está já iniciado, mas não conseguimos, nesta altura, indicar datas", disse.

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas