MADEIRA Meteorologia

Francisco Gomes insiste em sistema fiscal próprio

Data de publicação
27 Novembro 2024
14:49

Francisco Gomes, deputado do Chega na Assembleia da República, voltou a questionar o ministro das Finanças sobre a criação de um sistema fiscal próprio na Região Autónoma da Madeira.

Recordando a Morais Sarmento que já tinha abordado o assunto num debate com o primeiro-ministro, sem ter obtido resposta, o parlamentar do partido Chega exigiu que o governante se pronunciasse claramente sobre se apoia, ou não, a criação de um regime de fiscalidade própria na Madeira.

No início da intervenção, o deputado madeirense sublinhou que, na sua opinião, o Centro Internacional de Negócios, não serve os interesses da Madeira, pois não aporta a receita e a competitividade que a Região precisa, nem serve os interesses do país, pois funciona num regime de ajudas de Estado, não tem quadro fiscal próprio e é, disse, um embraço na União Europeia.

“Precisamos de investimento externo, que crie novos postos de trabalho e que aumente receite. Precisamos de fazer crescer a economia. Isso só se consegue com impostos baixos e atrativos”, disse Francisco Gomes, deputado na Assembleia da República.

O deputado do Chega também expressou ao ministro que, a seu ver, o país tem três regiões económicas diferentes, nomeadamente o continente, com a indústria, os Açores com o setor primário, e a Madeira, com o turismo e os serviços. Na sua ótica, a mesma fiscalidade não consegue criar condições para as três realidades existentes, pelo que urge alterar a lei e as condições fiscais de desenvolvimento.

“Se temos três realidades profundamente diferentes, temos que admitir que a mesma fiscalidade não consegue acertar nas três. Se está correta para uma, falha nas restantes duas, e nós estamos a perder competitividade à custa desta falta de visão”, apontou Francisco Gomes, deputado na Assembleia da República.

A concluir Francisco gomes recordou o ministro das Finanças que a criação do sistema fiscal próprio já tinha sido considerada por Fernando Medina, ministro das Finanças de António Costa, e Roberto Figueira, ‘partner’ da empresa PKF, numa conferência realizada no Funchal. Recordou, também, que também o próprio PSD já já anda a prometer um sistema fiscal próprio “há mais de uma década”.

“Lembro-lhe que um sistema fiscal próprio é uma promessa do seu próprio partido. Mas, isso, é quando falam na Madeira, pois, quando chegam à Portela, mudam o disco como quem muda de camisa”, referiu Francisco Gomes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas