MADEIRA Meteorologia

Calheta tem sistema que avalia radiação ultravioleta

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Julho 2021
5:00

A Câmara Municipal da Calheta adquiriu este ano um sistema IUVSense [outdoor de monitorização da radiação ultravioleta em tempo real] no qual o utente pode verificar o nível de radiação UV e indicações de proteção, incluindo os indicadores de temperatura ambiente e temperatura da água.

O sistema é bastante inovador e, apesar de já estar presente em cerca de 20 praias/rios e cidades do País, é o primeiro a ser instalado na Madeira, mais precisamente na praia da Calheta.

Também foi ali, na Calheta, que foi instalado o primeiro sistema a incluir as três componentes juntas.

De acordo com Paulo Crisóstomo, gerente da OptiSigma, empresa responsável pelo desenvolvimento e comercialização do sistema, o dispositivo funciona em tempo real e pode ainda ser seguido mesmo à distância. Isto é, quem tiver interesse em saber como estará o tempo, a temperatura da água e também os níveis de radiação ultravioleta terá só de aceder às páginas da internet, não só desta empresa, mas também, no caso da Madeira, ao ‘site’ do município da Calheta [www.cmcalheta.pt].

Já na praia, a informação pode ser facilmente visualizada através de um ‘outdoor’ com todos os indicadores atrás descritos e também com as respetivas recomendações, ou seja, se o nível de radiação estiver na cor verde é considerado seguro, mas se já estiver no laranja, vermelho ou roxo, significa que o utente deve procurar sombras, usar chapéu e protetor solar. A cor amarela significa nível "moderado", sendo apenas recomendado o uso de protetor solar.

Contando com o apoio do Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a importância da instalação destes dispositivos vai muito mais além da própria inovação tecnológica apresentada.

A autarquia da Calheta diz que este foi um investimento "a pensar na saúde pública" que tem sido complementado com outras atividades, nomeadamente ações de sensibilização e campanhas de prevenção solar.

Patenteado desde 2013, o dispositivo IUVSense tem ainda a particularidade de guardar a informação obtida diariamente durante dois anos. A ideia é que seja possível fazer posteriormente análises ou estudos aos dados registados.

Segue-se aplicação ‘OptiSun’

Desde o início da época balnear (meados do mês de junho) que a praia da Calheta conta com este painel informativo que disponibiliza aos banhistas esse tipo de informação atualizada ao segundo.

A novidade que se segue é a aplicação móvel que dá dicas personalizadas relativamente às medidas de proteção à exposição solar consoante o nível de radiação e o tipo de pele de cada indivíduo.

Por Lúcia M. Silva

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas